Arquivos da categoria: Notícias

Estando inserido num mercado que coloca seus colaboradores em primeiro lugar, saber motivá-los a fim de atingir maior produtividade pode ser o diferencial entre uma empresa boa e uma excelente. Isso pode ser atingido fazendo com que a experiência desses membros seja boa no ambiente de trabalho. Para isso, há dois aspectos principais que especialmente alcançam a motivação: uma empresa alinhada com os valores dos seus colaboradores e a valorização do membro. O primeiro fator citado tem grande impacto na motivação dos funcionários, por fazer com que eles se sintam parte de algo maior. Dessa forma, ao sintonizarem os seus valores e motivações pessoais com a rotina, o significado atrelado ao trabalho ganha maior profundidade. Um caminho comum para atingir tal objetivo é estabelecendo uma visão coerente com o cotidiano da empresa, que fique clara para todos. Caso contrário, essa estratégia não surtirá efeito perante os colaboradores. Assim, é importante…

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psicologia positiva

O que é a psicologia positiva? Como isso agregaria na visão empresarial? É vantajoso aplica-la? Quais são os custos? São algumas das perguntas que você deve estar se questionando neste momento e ao decorrer do texto, vou responde-las. O bem-estar dos funcionários é algo primordial para um ambiente mais harmônico e uma rotina mais produtiva, além disto é muito provável que se uma pessoa estiver feliz com seu trabalho, sua satisfação com a vida pessoal também estará maior. Portanto, o meio profissional não é mais visto apenas como uma fonte de renda, mas também, como uma via de felicidade. Na contemporaneidade, a psicologia positiva tem ganhado cada vez mais voz, ela mostra os aspectos positivos, mudando o foco de perspectiva do ser humano, por exemplo, como e o que os fazem felizes, buscando as capacidades mais elevadas nas pessoas e assim conseguindo desenvolve-las com sucesso. Por isso, conhecer cada funcionário…

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“Você começa a ver as coisas com mais clareza e a estar mais no presente. Sua mente diminui a velocidade e você vê uma tremenda expansão no momento. Você vê muito mais do que antes” disse Steve Jobs sobre o “mindfulness”. O empresário foi um dos primeiros CEOs do Estados Unidos a aderir à essas práticas, mas não foi o único. Em 2018 a empresa de software Salesforce abriu sua nova sede em São Francisco, o prédio conta com 61 andares e uma sala destinada ao Mindfulness em cada um deles. A multinacional Google realiza esse “exercício mental” antes de começarem suas reuniões, a Nike oferece workshops e aulas de meditação em grupo para seus funcionários. Mas afinal, o que é essa prática e por que tantas empresas estão aderindo ao Mindfulness?  Mindfulness trata-se de um estado de consciência que surge quando estamos com “atenção plena”. Em outras palavras, é a capacidade de intencionalmente trazer a atenção ao momento presente, sem julgamentos e reações automáticas. Quando nos deparamos com essa definição, a impressão pode ser de que essa seja uma tarefa muito simples e fácil. E com…

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O papel da saúde nas empresas

            O trabalhador brasileiro dedica mais horas do dia no trabalho do que a média global: 32% dos habitantes de Belo Horizonte trabalham, em média, onze ou mais horas por dia, seguidos por 52% do Rio de Janeiro que trabalham, em média, nove a onze horas por dia, e apenas 5% dos assalariados de São Paulo trabalham menos de sete horas por dia, segundo o Portal G1. Não é de hoje que queremos que o dia tenha mais de 24h para dar tempo de concluirmos todos os compromissos dentro do prazo. Segundo pesquisa do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), 60,28% dos brasileiros querem melhores oportunidades de trabalho. Afinal, qual é o papel das empresas para com a saúde física de seus funcionários?  Investir na saúde dos funcionários, torna a empresa mais competitiva, além de alavancar o capital humano. Segundo a revista Exame, a cada 1 dólar investido na prevenção…

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“Todo líder deveria ver a si mesmo como responsável por mentorar cada um dos seus subordinados diretos. Mentoring é uma responsabilidade da liderança, assim como treinar e dar feedbacks.” David Marquet, ex-comandante da Marinha dos Estados Unidos.  Mentoring (ou mentoria) é um processo relacionado ao escopo de gestão de pessoas que consiste em uma parceria entre um mentor que, com base no seu conhecimento e experiência, contribui para o desenvolvimento de outra pessoa. Dessa forma, ao analisar as principais corporações do meio empresarial, fica evidente que existem diversos estilos de liderança, tornando qualquer definição de “líder ideal” incorreta. Contudo, um estudo realizado por Paulo Erlich, mestre em Gestão Empresarial, comprovou que certas maneiras de liderar promovem um maior desenvolvimento do colaborador, contribuindo positivamente para que organizações alcancem suas metas e consigam melhores resultados. Uma dessas maneiras provêm da valorização do fator humano. Sem perder sua autoridade, o líder tem a…

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Passar mensagem de um processo seletivo

                Os movimentos empresariais mudam constantemente, a cada mudança, as empresas devem acompanhar o mercado, desde adaptações a produção, até na seleção dos colaboradores. Atualmente, as tendências apontam fortemente para a terceirização, indicando o crescimento de consultorias, e de negócios que facilitem as atividades de outras empresas, e um forte movimento “Business to Business”. Logo, chega-se à um debate essencial, sobre como selecionar futuros colaboradores, com isso, vem a nova disputa do mercado, entre Processo Seletivo X Hunters. Um Hunter é um profissional, ou um grupo de profissionais, que partem de uma necessidade de uma nova leva, ou de vagas específicas em empresas. A partir de uma base de dados, buscam oferecer candidatos diretos para essa posição, podendo esses serem efetivados diretamente, ou indicados à uma entrevista. Em troca disso, muitas vezes, ganham uma comissão sobre cada contratação. Essa nova profissão de Hunter demonstra uma crescente demanda no mercado atual.…

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Exemplificar a liderança inclusiva no ambiente de trabalho

Para acompanhar a velocidade do mercado de trabalho atualmente é preciso uma liderança inclusiva baseada na autenticidade.  Esse comportamento proporciona um ambiente mais seguro e compreensivo para seus colaboradores, criando-se um local de trabalho propício a inovação e a uma produtividade maior. Considerando o estudo “Inclusive Leadership: Theoredical Framework” , a autenticidade é a prática de ser transparente acerca das suas motivações, virtudes e limitações com os outros e consigo, além de agir de acordo com elas.  Para trabalhar melhor com esse conceito é interessante pensar na Janela de Johari, um plano cartesiano cujo eixo x representa o grau de autoconhecimento e o eixo y representa o quanto os outros sabem de você. Isso divide o plano em quatro áreas e cada uma delas evidencia um tipo diferente de “eu”:  · Eu aberto – o “eu” cujas informações estão claras tanto para a própria pessoa quanto para os outros.  · Eu cego – o “eu” cujas informações não são percebidas pela pessoa,…

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É comum escutar cada vez mais sobre quais são os elementos que compõe o universo das pessoas no ambiente pessoal e profissional, como são e quais são os detalhes que afetam diretamente a felicidade das pessoas. A carreira profissional é vista cada vez mais como uma parte da vida e não uma simples fonte de renda. Diante disso, temos como o clima e a cultura organizacional são cada vez mais populares no cotidiano empresarial. O clima organizacional é a percepção que os colaboradores possuem do ambiente de trabalho, o que desenvolve questões como: “O que pensam os colaboradores? O que sentem? O que precisa ser alterado?”;. a cultura organizacional por outro lado, é ainda mais abrangente, formada por valores da empresa, normas informais e pelo clima organizacional que esta apresenta. Um bom clima organizacional tem alto impacto nos resultados de produtividade e satisfação dos colaboradores, processo que alavanca conquistas empresariais…

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“A maioria dos colaboradores se sentem atraídos por uma empresa com expectativas altas e bem definidas. Eles querem que seu trabalho tenha significado e propósito. Eles querem usar suas vantagens e talentos para o que eles fazem de melhor. Eles querem aprender e se desenvolver. Eles querem que seu trabalho se encaixe na sua vida” Jim Clifton, Presidente do Conselho e CEO da Gallup, empresa de pesquisa de opinião dos Estados Unidos.  Com a prosperidade material atingindo cada vez mais pessoas ao redor do mundo, mudanças importantes surgiram no âmbito do trabalho. Os indivíduos passaram, ao atingir essa prosperidade, a valorizar mais o sentido de seus trabalhos e não somente recompensas financeiras.   Tal fato, aliado a uma escassez de talentos no mercado como comprova o estudo The War for Talent realizado pela Mckinsey, faz com que a competição por funcionários talentosos se intensifique. Hoje em dia não é apenas a empresa que escolhe seu funcionário – o funcionário também tem…

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          “Desde o começo do século passado até a década de oitenta, as alterações nas práticas de recursos humanos eram lentas, porque o mercado era pouco exigente. Porém, após esse período, com a globalização do mercado, a maneira de uma empresa gerenciar seus funcionários passou a ser considerado um elemento crítico da vantagem competitiva sustentável (Pfeffer,1994 p. 271).”            A noção mercadológica dos Recursos Humanos variou muito ao longo do tempo. Ao interseccionar este departamento com a história do Mercado, é fácil concluir que o significado do RH redimensionou-se ao longo dos anos em suas mais complexas variáveis. Do operacional ao estratégico, esta área transformou sua funcionalidade e a maneira como impacta os resultados que uma empresa pode produzir. Agora, com as tendências do mercado variando dia após dia no mundo pós-global, fica a pergunta: qual é o futuro dos Recursos Humanos? Que impactos ele trará para o Mercado?           …

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