SURGIMENTO DO RH
A área de Recursos Humanos (RH) no mundo é um tanto recente, dado que teve sua origem no início do século 20. No período em que surgiu, o seu nome era Relações Industriais, devido ao seu surgimento ter coincidido com a terceira revolução industrial, após esse período a área de RH foi se desenvolvendo e levando para si mesma diferentes desafios das empresas para resolver e passou a direcionar importantes decisões.
A esfera de gestão de pessoas que conhecemos atualmente, a qual engloba o capital humano, começou a ter visibilidade com a Teoria das Relações Humanas do americano Elton Mayo, que elaborou um conglomerado de teorias administrativas que surgiu em 1930 nos Estados Unidos. Nesse período, o país passava por um período muito conturbado, que ficou conhecido como a Grande Depressão, que foi ocasionado devido a quebra da bolsa de valores que atingiu o país com uma crise financeira sem precedentes e acabou por todo o mundo.
FASES DO RH NO BRASIL
As fases históricas do RH atualmente no Brasil, podem ser divididas em cinco fases, sendo elas: antes de 1930 – Fase Contábil, 1930 a 1950 – Fase Legal, 1950 a 1965 – Fase Tecnicista, 1965 a 1985 – Fase Administrativa e 1985 até os dias de hoje – Fase Estratégica. Diante desse cenário, surgiu o intuito de organizar o capital humano no âmbito contábil e legal foi progressivamente evoluindo. Nesse ínterim, no final dos anos 80, os funcionários da área de RH passaram a desenvolver uma posição mais estratégica, excepcionalmente na esfera de planejamento e operação das empresas.
Outrossim, é válido ressaltar que com os avanços da tecnologia e com o seu impacto direto no setor de Recursos Humanos o desdobramento do setor segue em extrema ascensão e vem se mostrando muito relevante para o desenvolvimento estratégico das empresas.
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
A transformação digital tende a tornar o RH cada vez mais estratégico, dado que transformar-se digitalmente não tem somente a ver com a aplicação de ferramentas tecnológicas, mas também tem relação com uma mudança de mindset em toda a organização, com relação em melhorar a experiência do cliente interno e externo, neste ímpeto as principais tendências do RH é implantar ferramentas que valorizem o indivíduo.
A história dos Recursos Humanos no Brasil passou por diversas fases, as quais sempre acompanharam as mudanças estruturais e conjunturais das empresas, demonstrando a resiliência que esse setor dispõe. Nesse sentido, acredita-se que a nova tendência do RH seja a implementação cada vez mais intensa da tecnologia nos processos, mas ao mesmo tempo sem abandonar a relevância do capital humano ao longo do caminho.
Por Heloisa Deroide, graduanda em Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas e Trainee na Consultoria RH Junior.