Arquivos da categoria: Diversidade e Inclusão

A importância do Clima Organizacional

Resumo: O clima organizacional impacta diretamente na dinâmica e na eficácia das práticas empresariais, uma vez que a percepção dos funcionários de uma organização sobre sua cultura, processos e valores, influencia em uma atmosfera saudável. De forma que, ambientes saudáveis colaboram para o desenvolvimento individual e coletivo, aumentando o engajamento e a produtividade da equipe. O que é Clima Organizacional? O clima organizacional, definido como a percepção coletiva dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho, é um indicador crucial que impacta diretamente a dinâmica e a eficácia das práticas corporativas. Em um cenário onde o bem-estar e o engajamento dos profissionais desempenham um papel central, compreender e promover um clima organizacional favorável torna-se uma estratégia imperativa para o sucesso e a sustentabilidade das empresas.  A percepção que os membros de uma organização têm sobre sua cultura, valores, processos e relacionamentos compõem o clima organizacional. Essa atmosfera, quando saudável, contribui para…

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Pode-se observar a desigualdade racial no ambiente empresarial em que o homem negro se encontra, pois ao seu redor só conseguimos ver pessoas brancas.

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Benefícios de Uma Empresa com Diversidade

Atualmente, grandes empresas como a Microsoft ou a Nestlé tem dado bastante importância para a diversificação dos seus colaboradores. Essa tendência mostra que o mercado abriu seus olhos para os benefícios da diversidade. Segundo um estudo publicado pela McKinsey, “Diversity Matters”, há quatro grandes vantagens de possuir uma companhia razoavelmente diversa: um maior potencial de inovação, produtos mais orientados ao mercado consumidor, vantagem na procura de talentos e maior satisfação dos colaboradores. Para entender o primeiro dos benefícios listados previamente, é importante definir uma empresa diversa sendo aquela que possui pessoas com backgrounds, formas de raciocínio e pontos de vista diferentes. Isso se traduz numa firma que investe para obter mais do que pessoas de etnias, cores de pele, orientações sexuais ou gêneros diferentes, prezando por ter qualquer tipo de diferença. Um exemplo de investimento tendo em mente um público alvo diferente dos já abordados seria a função de controle…

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Algumas organizações possuem dificuldades em alicerçar programas que favoreçam a inclusão, a diversidade e a heterogeneidade, mas o que muitas vezes os colaboradores não percebem é que em algumas circunstâncias esses projetos não são concretizados devido à ausência da pluralidade de ideias. Essa premissa resulta em um pensamento singular, que pode estar enviesado, por exemplo, no padrão de contratação, na promoção de funcionários ou no desenvolvimento de um produto para um público de um grupo específico. Esse processo de tomada de decisões automática, sem uma análise cautelosa, é conhecido por vieses inconscientes ou em inglês, unconscious bias. Estudos realizados pelo Instituto Ethos evidenciam que as mulheres representam apenas 14% dos quadros executivos, o que indica um possível viés inconsciente presente na escolha dos conselhos administrativos das empresas. Por isso, é necessário saber se a empresa possui colaboradores que compartilham desses vieses inconscientes, ou seja, interpretar se os funcionários e principalmente…

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Existem índices que servem como forma de medir o nível de diversidade de uma empresa. Mas qual seria o real significado dessa palavra, e qual é sua verdadeira importância no âmbito empresarial? Pode ela ser um fator de impacto na produtividade? Aumenta a motivação dos membros ou é mais fácil trabalhar com semelhantes? Somente empresas com causas de inclusão devem se preocupar com essa questão? De quem é o papel de incentivar a diversidade? Seria esse incentivo papel de todos? Como cumpri-lo? A DiversityInc publica anualmente a lista das 50 melhores empresas no que tange suas práticas de diversidade e inclusão. Estar em uma boa colocação nesse ranking significa atrair investimentos e melhorar as chances de fechar negócios e parcerias, independentemente do core business da empresa. A Fibria quebra a falsa ideia de que apenas empresas voltadas para a manutenção da sociedade como ONGs devem dar importância à questão. Por ser…

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