Em um primeiro momento, o objetivo das empresas era basicamente agradar o cliente e gerar lucros para a organização. Atualmente, o mercado vem se modificando com o intuito de otimizar a gestão do capital humano e proporcionar uma experiência completa para o colaborador. Dentro dos novos conceitos de relacionamento com o cliente, gestão de pessoas e alinhamento com a cultura organizacional , o conceito de experiência do cliente vem ganhando espaço. Com isso, a ideia de Employee Experience – em uma tradução livre, experiência do colaborador – surgiu como uma das principais tendências do mercado de Recursos Humanos.
Por que a experiência do colaborador é tão importante para a empresa?
Os colaboradores, hoje, buscam uma boa vivência dentro do ambiente de trabalho. Ao procurar uma empresa, o profissional busca muito mais do que apenas salário, conjunto de benefícios, um escritório cheio de atrativos e uma política flexível. Por isso, a experiência do colaborador se tornou um fator crucial na escolha por uma organização. Esse fator engloba todo o seu caminho na corporação: desde o processo seletivo até a saída da empresa.
O Employee Experience, então, tem como objetivo proporcionar uma boa jornada ao colaborador, analisando a experiência dele em cada etapa dessa trajetória. Um estudo da Consultoria Gartner mostrou que em 2017, mais de 50% do investimento direcionado para produtos, foi voltado para inovação e experiência do cliente. Com isso, surge também, a necessidade de olhar para a experiência do colaborador dentro da empresa. Afinal, são os membros que fornecem a experiência do cliente.
O que é Employee Experience?
Após entendermos as novas tendências do mercado, precisamos entender de fato o que é Employee Experience e quais são seus benefícios. A experiência em questão não se trata apenas de proporcionar um ambiente descontraído e propício para o colaborador; vai além dos locais divertidos por exemplo. Hoje, a experiência do usuário requer desenvolvimento constante, plano de carreira e crescimento rápido. Fortalecer o corpo de educação corporativa, utilizar metodologias de fácil acesso e tecnologia por trás do processo são pontos importantes. Assim, o colaborador terá diversas maneiras de se desenvolver a sua disposição. Para que, dessa forma, possa participar das atividades e oportunidades internas e crescer junto com a organização.
Em suma, Employee Experience se trata de um conjunto de vivências proporcionadas pela organização ao colaborador, com um objetivo principal: tornar a jornada na empresa completa e proveitosa. Para isso, existem algumas medidas a serem tomadas para adotar essa nova tendência.
Como otimizar as experiências do colaborador ao adotar o Employee Experience?
Para otimizar as experiências do colaborador dentro da organização, é preciso considerar 3 principais pontos:
- Ambiente físico – A organização deve se preocupar em oferecer um espaço de atuação agradável, com uma infraestrutura acessível, segura e confortável.
- Ambiente tecnológico – A organização deve comprometer-se com os avanços tecnológicos e oferecer ferramentas modernas que otimizem a rotina de trabalho. Dessa forma, o funcionário poderá acessar os treinamentos no momento em que for mais oportuno a ele.
- Ambiente cultural – A empresa deve atentar-se ao seu estilo de liderança, para que ele esteja alinhado a cultura organizacional, promovendo influência positiva na maneira de pensar, sentir e atuar do time.
Quais os seus benefícios?
– Fortificação da cultura organizacional: Ao acompanhar mais de perto os colaboradores, será mais simples identificar quais membros estão imersos na cultura e quais não estão.
– Melhora do clima da empresa: No momento em que a comunicação se tornar uma prática dentro da organização, o clima apresentará um desenvolvimento notável;
– Aumento da acessibilidade dos colaboradores: O intuito é que as atividades, como treinamentos online, fornecidas pela organização tornem-se mais acessíveis ao colaborador. Desse modo, eles possam acessá-las no momento mais oportuno;
– Ampliação do engajamento: Ainda com a comunicação como ponto chave para a implementação do Employee Experience, manter um track sobre a experiência e o engajamento do colaborador será mais simples. Assim, após identificar um certo descompasso, atividades podem ser desenvolvidas com o intuito de sanar essas demandas observadas.
O Employee Experience pode se resumir em uma citação: ‘’A experiência do cliente começa com a experiência do colaborador’’.
Por Marina Fernandes, graduanda em Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas e Consultora da Análise na Consultoria RH Junior.