A importância dos Recursos Humanos na estratégia das empresas
Com o aprofundamento internacional da integração econômica, política, social e cultural, desde meados da década de 80, as diferentes realidades das empresas em todo o mundo sofreram transformações com o aumento incessante da concorrência, fazendo com que, a força denominada Concorrentes por Michael Porter, em seu modelo das 5 forças para analisar o ambiente externo das empresas, pressionasse a rentabilidade de cada setor da…
O impacto da motivação nas empresas
Desde sempre, as empresas tentam criar meios de maximizar sua produtividade através dos funcionários. Com o passar do tempo, são notáveis as mudanças nas estratégias das organizações em relação à condição que é dada aos funcionários no âmbito empresarial. Hoje, as estratégias com enfoque na recompensa atrelada, diretamente, com o desempenho do funcionário, vêm sendo substituídas por uma estratégia que promove o bem-estar e…
A importância das parcerias no mundo corporativo
A competitividade no mercado de trabalho está cada vez mais acirrada nos tempos atuais. Empresas em geral, principalmente as pequenas e médias, estão em busca de alternativas para ganhar forças e superar os limites da concorrência. Um meio muito procurado atualmente são as parcerias, realizadas inclusive pelas empresas juniores de todo o Brasil. As parcerias, segundo André Nunes Pestana, jornalista do blog Infonet e…
Identidade no Universo Júnior
Viver em sociedade é sinônimo de possuir diversas possibilidades e formas de se constituir como um ser. O indivíduo social é influenciado por todo o contexto que o permeia, como a sua classe social ou o período histórico, e pelas atividades e relações com as quais se envolve. Sendo assim, o trabalho é um dos aspectos que gera grande impacto na formação pessoal, principalmente…
Recursos Humanos e a mobilidade social
“É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade.” (Imannuel Kant) Em tempos de maior concentração de renda devido à crise de 2008, 1% da população mundial detém 50% de todo o PIB mundial (US$ 38,5 trilhões) e, em termos de Brasil, 1% de nossa população detém 27% da riqueza nacional (US$ 600 bilhões). É necessário pensarmos em modos…
Autofeedback: sua importância e aplicação
“Se quisermos, podemos viver em um mundo de ilusão reconfortante.” (Noam Chomsky) O feedback é uma das ferramentas mais importantes de comunicação que permitem um aprendizado contínuo. Tais críticas e sugestões permitem melhorias nos relacionamentos pessoais e nos desempenhos da vida profissional. A melhor maneira de se autoconhecer é quando reservamos parte de nosso tempo para a autorreflexão. A crítica, construtiva ou não, às…
Dentro de um leque de oportunidades na administração, como descobrir o que você ama?
Administração: um curso amplo, com diversas diretrizes, opções, opiniões, diversos mundos em poucos metros quadrados e várias horas de aula semanais. Marketing, Sustentabilidade, Finanças, Recursos Humanos, Tecnologia, Estratégia… Como um jovem de aproximadamente 20 anos conseguirá definir o que ele acredita ser o caminho de sua vida? Como trilhar sem erros? Como descobrir o que você ama? Em meio a tantos questionamentos e opções,…
A base do desenvolvimento nas organizações
O autoconhecimento é o que o indivíduo entende sobre si mesmo. Tal consciência é alcançada por meio de reflexões em que a pessoa passa a compreender melhor o seu perfil, características, qualidades e defeitos. Por meio deste mapeamento pessoal, é possível identificar pontos os quais necessitam de mudanças, assim como modos que permitam o desenvolvimento individual. Dessa forma, obtém-se um melhor entendimento dos seus…
O DNA das organizações: uma chave para a sustentabilidade nas relações das empresas
Ideologia é um conjunto de ideias que constituem os objetivos primordiais do indivíduo, expectativas e ações, sejam econômicas, sociais ou políticas. Essas ideologias se estendem por toda vida destes, inclusive no mercado de trabalho. Vendo por outro lado, as empresas também possuem suas ideologias: são elas sua identidade organizacional, o “DNA da empresa” – a missão, a visão e os valores. Para conquistar seu…
Olhar estratégico para a remuneração
Em mercados cada vez mais competitivos, a diferenciação de mercado tornou-se um requisito para a sobrevivência das empresas em longo prazo, porém, ainda não é visto pelos profissionais o potencial de práticas de gestão de pessoas, como a remuneração, para gerar o aumento de desempenho das empresas. Assim, pretendo esclarecer em meu texto como a remuneração voltada para a estratégia da empresa pode elevar…