BLOG

Benchmarking: a solução simples para os seus problemas complicados

Toda empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte, tem um objetivo em comum: aprimorar suas capacidades e suas técnicas e crescer cada vez mais dentro do mercado onde atua, sendo o exemplo de um líder. Entre os diversos meios para atingir o sucesso, existe um novo conceito que está sendo cada vez mais incorporado por estas corporações: o benchmarking.
Benchmarking é um processo contínuo de aprendizagem por meio de outras empresas. É a troca e a comparação de práticas, produtos e serviços entre empresas, permitindo que sejam feitas análises para identificar possíveis problemas que muitas vezes não eram vistos ou não recebiam a devida atenção, e como melhorá-los.
O benchmarking se mostra essencial nos dias atuais tanto em grandes organizações como em empresas juniores pelo fato de o mercado ser extremamente competitivo. Através do benchmarking, as empresas juniores podem ajudar umas as outras e reforçar as relações entre si dentro do movimento empresa júnior. As soluções geradas dentro de um benchmarking são como um feedback para um membro de empresa junior, valiosas e extremamente capazes de gerar benefícios a longo prazo.
Não há melhor maneira de crescer e inovar sua empresa do que por meio de uma troca de experiências, que além de incentivar a motivação dos membros da equipe, pode trazer resultados promissores. Portanto, quando surgir aquele problema complicado e que aparentemente não parece ter solução, não pense duas vezes, pense em benchmarking!

Por Izabella Chacon Ruiz, trainee de branding de mercado da área de Marketing da RH Junior Consultoria

Categorias