A Institucionalização das Organizações a partir da Descrição de Cargos e Funções
Uma ideia é o ponto inicial para o surgimento de uma organização empresarial. Tendo-se uma ideia estruturada juntamente a um plano de negócios, o passo seguinte é a delimitação, criteriosa, do desempenho das funções administrativas, de modo a formar atividades e processos interligados a um único objetivo. Ter a relação de cargos em uma empresa, de forma elaborada, é a base para garantir uma…
Os ganhos de produtividade de uma Avaliação de Desempenho
Many businesses, large and small, have a huge source of great ideas that can help them improve, innovate, and grow, and yet so many of these companies never think of using this amazing corporate asset. What is this highly valuable asset? Its own people.
A importância das relações interpessoais no ambiente organizacional
De acordo com a Filosofia e a Sociologia, relação interpessoal é um conceito que refere-se à relação entre duas ou mais pessoas. No ambiente organizacional, para que a empresa obtenha funcionamento e resultado satisfatórios, as interações entre os indivíduos devem ocorrer de forma saudável e respeitosa. Tendo em vista produtividade e eficácia como metas a serem alcançadas no que tangencia a esfera empresarial, a…
Rebranding RH Junior Consultoria
A RH Junior Consultoria é uma empresa junior com quase quinze anos de história. Ao longo desse tempo, passamos por diversas mudanças, desenvolvemos pessoas e reafirmamos nossa crença na importância do capital humano a cada projeto desenvolvido. A nossa marca é a nossa identidade, ela deve carregar nossos valores e ideais; com isto em mente, decidimos passar por um rebranding: alteramos toda a nossa…
Processo Seletivo: porta de entrada
A fim de potencializar a força humana das empresas, é necessária a contratação de grandes talentos e, assim, a estruturação de um bom processo seletivo, a porta de entrada dos colaboradores. “Mais do que buscar resultados, tenha uma cultura voltada para as pessoas. Elas, para mim, são o ativo mais importante de uma empresa.” Abílio Diniz – co-fundador do Grupo Pão de Açúcar -,…
Governança corporativa: aplicação nas empresas juniores
O conceito de governança corporativa ganhou uma discussão formal de destaque no Brasil e no mundo, nos últimos anos. Desde 1970, as transformações no dinamismo dos mercados implicaram uma mudança na gestão empresarial, que, cada vez mais, precisava adequar suas estruturas de controle, eficiência e transparência. Em meados de 1990, devido a escândalos de abuso de poder nos EUA, surgiu o conceito de corporate…
A Importância do Plano de Desenvolvimento Individual no crescimento de colaboradores
Em uma empresa, é de extrema relevância que todos os colaboradores procurem se desenvolver para exercerem suas atividades sempre com excelência e, ainda, que sejam estimulados a isso. Entretanto, na realidade, o processo de crescimento pode ser dificultado, em função de fatores a exemplo do desconhecimento de competências, que devem ser aprimoradas, e da ineficiência dos métodos de desenvolvimento. Segundo o Instituto Brasileiro de…
Remuneração Variável: uma medida de crescimento
A remuneração variável é uma forma de complementar a remuneração fixa por meio de recompensas ligadas, principalmente, com o desempenho profissional individual de cada colaborador, mas podendo também levar em conta o desempenho da empresa como um todo. Ela é aplicável em situações em que haja indicadores de desempenho, podendo abranger diferentes cargos em diferentes partes do organograma da empresa, com regras previamente estabelecidas…
O Plano de Carreira e seus impactos no ambiente empresarial
Um dos grandes causadores do sucesso das empresas, tanto no âmbito financeiro como no âmbito da geração de valor aos seus clientes, deve-se a seu capital humano, isto é, as competências, habilidades e atitudes que sua equipe de colaboradores possui para executar suas atividades. Por isso, segundo o artigo “No Career Path, No Retention”, da revista Forbes, as empresas de maior sucesso no mercado…
Os impactos da Pesquisa de Clima Organizacional
De acordo com o Instituto Great Places to Work, que lista anualmente as melhores empresas para se trabalhar, o ponto de vista daqueles que vivenciam o dia-a-dia da organização é determinante para que essa avaliação seja feita. Uma característica em comum entre as empresas listadas é a capacidade de ouvir o que os colaboradores têm a falar. Além disso, sabe-se que, muito além de…