Aumentar a produtividade, potencializar resultados e alavancar a atuação da empresa: tudo depende da solidez e administração da base que compõe as organizações, o capital humano. Montar um bom time e selecionar os componentes de uma equipe de sucesso é o primeiro passo para alcançar qualquer e toda meta. Nesse sentido, podemos pensar em 3 passos para formar um time de alta performance que torne sólida a gestão de pessoas e alavanque resultados da sua empresa.
Cultura Organizacional
Para selecionar as pessoas certas a fim de formar a equipe ideal e que apresente uma alta performance , é necessário estabelecer claramente a cultura organizacional da empresa. Chegar com missão, valores e propósito bem definidos. Com isso, terá uma visão completa sobre quem cabe ou não na cultura da sua organização. Montar um time que se identifique com a cultura é essencial, ou seja, o talento e as skills individuais não bastam por si só.
Habilidades complementares
Vemos muitas vezes gestores estabelecendo competências específicas antes de selecionar os novos funcionários. Acabam colocando como necessárias e essenciais todas as competências em todos os colaboradores escolhidos. Se pararmos para pensar, não é essencial que todos os componentes do time possuam todas as competências. No entanto, elas devem estar presentes na equipe como um todo. Se uma pessoa tem a criatividade em destaque, outro pode possuir perfil mais analítico e outro ter habilidades de organização e planejamento que se sobressaem.
De acordo com uma pesquisa realizada pela McKinsey & Company em 2015, empresas que promovem e cultivam equipes diversas conseguem atrair os melhores talentos, aumentam seu foco no cliente, a satisfação dos funcionários e melhoram o processo de tomada de decisões. Com isso, é essencial ter uma visão holística ao analisar a composição da equipe. Ademais, é preciso valorizar a complementaridade no que se refere às competências e perfis apresentados.
Torne as lideranças competentes
Não se esqueça de trabalhar quem está à frente do time para o qual você está selecionando novos colaboradores: as lideranças devem ser um ponto de atenção. Proporcionar espaço de fala, saber planejar, ser capaz de delegar tarefas estrategicamente, apresentar empatia nas tomadas de decisão e promover a proatividade da equipe. Algumas características essenciais para tornar a sua equipe de alta performance cada vez mais sólida e com desempenho crescente. Podemos ver que de nada adianta vários talentos que se complementam se não houver um norte que desenha o caminho e organiza a dinâmica do time.
Alguns erros evitáveis
Não se atentar ao clima organizacional
O ambiente de trabalho é um fator que está diretamente ligado à motivação e, consequentemente, à produtividade. Estar atento e mensurar o clima organizacional da sua empresa é essencial para aliar desenvolvimento de skills à sinergia da equipe, potencializando resultados. Você pode fazer isso através de uma Pesquisa de Clima Organizacional, por exemplo.
Não medir o desempenho individual e do grupo
Os resultados e o desenvolvimento da sua equipe não podem ser vistos de forma abstrata e subjetiva. Esses devem ser observados e mensurados através de alguma metodologia estabelecida. Avaliar o desempenho do colaborador e do grupo no qual ele se insere é um termômetro para direcionar os esforços da sua gestão. Além disso, serve para compreender pontos de destaque e desenvolvimento a serem trabalhados individual e coletivamente.
Não incentivar
Políticas de incentivo não devem ser criadas a partir de uma equipe desmotivada. É preciso entender que motivar colaboradores serve para evitar quedas de produtividade e garantir o bem estar, mas pode ser fator estratégico na performance da sua empresa. Funcionários que trabalham sem uma “luz no fim do túnel” produzem bem. No entanto, as que trabalham com algo pelo qual os olhos brilham se destacam no quesito resultados e benefícios para a empresa. Nesse sentido, todo mundo sai ganhando. O importante é entender o que motiva seus funcionários e explorar essa oportunidade.
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Por Ana Carolina Batista, graduanda em Psicologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie e Diretora de Marketing na Consultoria RH Junior