Empresa Júnior (EJ), segundo a Brasil Junior, é aquela formada por estudantes que estão em algum curso de Ensino Superior e que juntos organizam-se em uma associação civil. Ela tem por objetivo realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento do país e de formar profissionais capacitados e comprometidos com esse propósito.
É sabido que muitas vezes o termo “júnior” leva a grandes indecisões por parte do mercado. Seja em comprar, ou até mesmo conhecer mais sobre esse tipo de empresa que vem crescendo no Brasil. E é exatamente por isso que nós, da RH Júnior, elencamos 4 motivos – que vão além do esperado – para se dizer sim a uma EJ.
Movidos pelo aprendizado
Por sermos uma Empresa Júnior, apresentamos preços abaixo do mercado. Afinal somos uma organização sem fins lucrativos, ou seja, nossos consultores, coordenadores e diretores não ganham por trabalharem. Todo o dinheiro, portanto, é reinvestido em capacitação e melhorias para a empresa.
Algo que é extremamente válido ressaltar é que, exatamente pelos estudantes não contarem com remuneração a vontade de fazer, ir atrás e entregar os melhores projetos é nítida. Ou seja, é pelo desejo de aprender, de querer sempre mais e de aumentar suas experiências pré mercado de trabalho que os alunos se sentem motivados a ingressar na EJ. Desse modo, os projetos sempre são feitos com excelência.
Perspectiva jovem
Como somos formados por estudantes universitários, os quais estão no início da carreira e dentro de centros de conhecimentos e de inovação, há uma mentalidade diferenciada na construção de cada projeto. Nesse sentido, é colocado sobre esse uma perspectiva jovem, permitindo maior flexibilidade na construção de soluções inovadoras e diferentes do mercado sênior. As soluções apresentam-se, então, como uma enorme vantagem competitiva para aqueles que nos contratam.
Ademais, uma Empresa Júnior permite o contato de gerações mais antigas com as mais jovens, com tudo aquilo que trazem de novidade e que é tão difícil de juntar em um só fim. Isto é, por meio do know-how de uma EJ é possível aproximar o contato e inclusive entender como gerações tão diferentes podem trabalhar juntas e construir projetos de sucesso.
É ir além do serviço
Assim como mostrado pela McKinsey and Company, atualmente, vive-se uma “Guerra por Talentos”. Tal “guerra” é representante não só da preocupação das empresas em encontrar talentos. Mas também recrutá-los e retê-los dentro de seu quadro de funcionários para que percorram um caminho de sucesso e tragam bons resultados.
Desse modo, entrar em contato com uma Empresa Júnior, é muito além do que simplesmente comprar um serviço e desenvolver uma solução para sua empresa. É ter a possibilidade de imergir nos núcleos futuros do mercado de trabalho e desde o início conseguir mapear aqueles possíveis talentos para sua empresa. Saindo, assim, mais uma vez à frente daqueles que não interagem com juniores.
No caso da Consultoria RH Junior é poder estar próximo de dois centros universitários reconhecidos nacional e internacionalmente. A Fundação Getúlio Vargas e a Universidade Presbiteriana Mackenzie são pontos de inovação e formação de excelentes profissionais no país. Seus alunos, depois de alguns anos, estarão em buscas de boas empresas para trabalhar. Assim, estreitar os laços logo de início traz maior visibilidade a sua marca, já que os alunos conheceriam sobre a empresa e seus propósitos, e traz possíveis talentos interessados em vagas para iniciar sua carreira.
Flexibilidade e personalização
Uma consultoria sênior que já apresenta um jeito de realizar os projetos diferencia-se de nós juniores justamente por nossa flexibilidade nas soluções. Afinal, sempre estamos em busca de inovação e de conhecimento em nossas faculdades, na rede de empresas juniores, com nossos parceiros e com nossos professores extremamente qualificados. À vista disso, conseguimos ter, em nossos projetos, soluções alinhadas com o mercado e que estão em constante atualização. Já que estamos apoiados em uma ampla rede de ajuda e de colaboração.
Nossa flexibilidade também proporciona estarmos permanentemente em contato com nossos clientes. Validando as etapas e os resultados, para que o projeto saia personalizado e do jeito que os clientes tinham imaginado.
Em suma, com os 4 motivos citados acima é notório que investir em uma Empresa Júnior vai muito além da venda de um projeto. É conseguir um serviço de excelência por um preço mais acessível, é enxergar a juventude cansada do conformismo. E, sobretudo, é olhar para o futuro da sua própria organização, a qual enfrenta um mercado extremamente concorrido, e ter em nós, Empresas Juniores, a possibilidade de sair ganhando em muitos aspectos.
Venha conhecer quem somos, todo o nosso portifólio e os nossos cases de sucesso.
Por Luisa Albuquerque, graduanda em Psicologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie e Coordenadora de Marketing na Consultoria RH Junior