BLOG

Como uma boa liderança pode influenciar sua empresa?

Ouve-se muito falar que a figura de liderança é imprescindível para o ambiente de trabalho, mas afinal, como a postura de uma única pessoa pode alavancar tanto o crescimento da organização?

A chave para o segredo é que um bom líder, segundo Jan Carlzon, não é aquele que sabe de tudo, mas sim o escolhido para reunir os conhecimentos disponíveis e então criar os pré-requisitos para a realização do trabalho. Por meio de uma boa liderança a empresa terá colaboradores motivados, um clima organizacional satisfatório com boas relações de trabalho, clientes satisfeitos entre outros resultados positivos. Contudo, antes de adentrar sobre o papel de um bom líder no espaço corporativo, torna-se de suma importância conceituar o termo liderança para familiarizarmos com as questões a serem abordadas.

Diversas pesquisar foram realizadas para definir tal terminologia, entretanto dentre as diversas encontradas destaca-se a colocação de Franco, o qual ressalva que “A melhor maneira de conduzir uma empresa para o sucesso é por meio dos líderes que lá estão que viabilizarão os resultados por meio das pessoas”.

A partir dessa primeira afirmação conseguimos abstrair nosso primeiro aprendizado sobre ter sucesso como um líder:

  1. Em uma abordagem inicial é essencial que você consiga por meio dos seus recursos interpessoais extrair dos colaboradores seus melhores resultados, uma vez que são eles que viabilizaram o sucesso da organização.

Ainda assim, seguindo este raciocínio lógico, deve estar se perguntando: Quais são esses recursos interpessoais que preciso trabalhar em mim?  Ao tratar do tema liderança é relevante falar também sobre as características do líder e os traços da personalidade. Nesse sentido, chegamos ao nosso segundo aprendizado sobre alguns atributos que servem de alicerce para a liderança:

  1. “[…] os líderes devem cultivar as seguintes características e atributos: ouvir atentamente; despertar empatia; desenvolver atitudes positivas e otimistas; exceder promessas e compromissos; reconhecer dúvidas e vulnerabilidades pessoais; ser energético em alto nível; e ser sensível às necessidades, aos valores e ao potencial de outros.”

Ao absorver e internalizar o excerto exposto, compreende-se que para o êxito como líder é necessário que este saiba ouvir as pessoas, pois assim, identificará impasses que venham inibir o progresso das relações organizacionais e pessoais. Dessa forma, quando o líder possibilita o diálogo entre sua equipe, as pessoas sentirão mais liberdade para falar sobre questões que podem ser resolvidas e assim, ajudarão a criar um ambiente mais harmonioso. Sendo assim depreende-se nosso terceiro e ultimo aprendizado:

  1. Além da liderança, o clima organizacional também é um fator essencial na relação líder e liderado. O clima pode ser transformado, pela liderança, em um ambiente agradável onde as necessidades dos colaboradores sejam atendidas.

Mediante o que foi aludido, conclui-se que um bom líder não é aquela figura autoritária que exerce o poder de mando focalizando esforços na produção em massa, mas sim aquele que ajuda a sua equipe a alcançar os objetivos traçados. Ao adotar os aprendizados mencionados no presente artigo o líder vai proporcionar comportamento positivos entre os colaborados. Além disso, estará amadurecendo pessoalmente e profissionalmente não só a si, mas também o ambiente corporativo em questão.