Introdução
A realização de um projeto nas empresas geralmente segue a metodologia de
desenvolvimento “cascata”, que consiste em realizar cada etapa de execução e só prosseguir
quando a anterior estiver pronta. Isso permite que todas as atividades presentes naquela sejam
realizadas. No entanto, sua execução faz com que muito tempo seja gasto nas fases e que, durante ele, o
cliente fique desamparado.
Porém, com as grandes e rápidas transformações das necessidades e da forma de trabalho do mundo corporativo, vê-se a necessidade de desenvolver e seguir um método que supra essas demandas. Assim, surge a elaboração da metodologia Agile, com o intuito suprir tais necessidades.
Dessa forma, é uma ferramenta que cresceu no âmbito da TI, porém não é exclusiva da área. Na
verdade, já vem sendo implementada em diferentes áreas a fim de trazer efetividade para essa
lógica, permitindo que, dessa forma, os resultados sejam maiores. Com isso, se caracteriza como uma
forma de negócio que tem como intuito buscar constantemente diferentes maneiras de tornar
uma empresa mais ágil e adaptativa.
Características
Assim, a implementação de uma metodologia com características flexíveis para o
desenvolvimento de um software é vista como crucial para o crescimento de uma empresa.
Nessa formatação de trabalho, as entregas dos projetos aos contratantes sempre acarretaram a
identificação de mudanças a serem realizadas para que a implementação seja mais efetiva.
Por isso, é mais interessante para a empresa e para a fidelização do cliente garantir que as dores
encontradas não sejam solucionadas de uma única vez ao final do projeto, e sim que seja
realizada uma entrega constante e progressiva de software, com ciclos de desenvolvimento mais
curtos, visto que a adaptabilidade é mais importante do que seguir um plano.
Ademais, ao falarmos sobre os princípios fundamentais desse método, destacamos a prioridade
em satisfazer o cliente com uma entrega contínua e que se adequa facilmente a mudanças tanto
durante quanto ao final do desenvolvimento, permitindo uma grande flexibilidade de atuação
dentro da entrega por parte do contratante e do contratado.
Com isso, é uma metodologia que promove o trabalho em equipe, pois requisita pessoas relacionadas a negócios e desenvolvedores para que decisões estratégicas e operacionais sejam tomadas a fim de alavancar o projeto. Isso resulta em mais interação entre as pessoas do que somente processos e ferramentas, com mais atividade do que apenas documentação.
Agile e seus métodos
Para que essa metodologia seja ainda mais efetiva, diferentes tipos foram desenvolvidos, cada
um com características e objetivos específicos. Alguns deles são Kanban, Lean, XP e Crystal:
Kanban
Esse método enfatiza a visualização do trabalho e a melhoria constante da execução, utilizando o quadro Kanban que tem como intuito representar em cartões as tarefas que serão movidas de acordo com a etapa do trabalho.
Lean
O método Lean aborda a otimização de processos, descartando desperdícios e fortificando o trabalho contínuo e sem motivos para desacelerar, incentivando cada pessoa da equipe a encontrar e resolver problemas.
XP
É uma metodologia que enfoca as práticas da engenharia de software e a participação integral dos colaboradores.
Crystal
Engloba diversas lógicas que não seguem padrões, adaptando-se ao projeto e à equipe responsável, focando sempre em seu desenvolvimento e em auxiliar seu desempenho. Por mais que existam diversas teorias, todas prezam pela entrega contínua e de qualidade.
Além delas, existem os frameworks, que estruturam um projeto e garantem todas as ferramentas necessárias para que ele seja construído, como Scrum, SAFe, LeSS e Nexus. Além das melhorias antes citadas que a metodologia ágil pode garantir para empresas, há a customização dos produtos oferecidos, visto que haveria feedbacks frequentes e, na entrega seguinte (que ocorrerá rapidamente devido à continuidade), os pontos negativos já teriam sido resolvidos.
Assim, essa lógica trabalha com a diminuição de custos por trabalhar com cronogramas mais assertivos e práticos, garantindo que todas as etapas presentes sejam de fato importantes e que tempo e dinheiro não sejam gastos.
Com isso, é importante ressaltar que essa foi uma teoria desenvolvida como solução alternativa para realização de alguns projetos, porém ela não substitui a metodologia cascata. Esta, por mais que apresente uma grande demora para realizar a entrega e nela o projeto pode não ser mais útil, o método apresenta grande importância na construção de projetos tradicionais, como no caso de uma construção civil, por exemplo, que exige uma sequência de passos, exigindo o término de um para o início do outro, para que a construção se estabilize.
Portanto, o Agile é fortemente indicado para projetos que têm pouca ou nenhuma informação, ou seja, os que trabalham com inovações, pois dessa forma aprende-se junto com as entregas. Vale ressaltar que algumas ideias exigem os dois em diferentes momentos do projeto, utilizando o modelo híbrido.
Agile na Apple
Em 2023, a empresa de aparelhos telefônicos Apple atingiu o número de 2 bilhões de clientes. Esse marco histórico só foi possível pela capacidade que a empresa tem em captar e fidelizar seus compradores, com as atualizações contínuas em seus sistemas. O tempo médio que uma pessoa fica com seu iPhone são quatro anos. Durante esse período, diversas e pequenas mudanças de iOS são realizadas, todas para garantir que o smartphone fique cada vez mais útil para seu dono.
Assim, os clientes apresentam feedbacks positivos ou negativos quanto ao sistema, e a Apple apresenta o iOS 16.1.2, por exemplo, corrigindo e melhorando aquela pontuação feita pela grande massa de compradores. Dessa forma, eles provam para os usuários que é benéfico fazer parte da Apple e ainda reduzem o custo de produzir um outro celular a cada problema identificado. É assim que uma empresa grande como a Apple usa o método Agile.
Conclusão
A transição da metodologia tradicional em cascata para abordagens ágeis representa uma
evolução crucial na gestão de projetos, especialmente em setores como a tecnologia. O Agile,
com suas práticas como Lean, Kanban, XP e Crystal, prioriza a entrega contínua e iterativa,
permitindo maior flexibilidade para responder às mudanças e demandas do mercado.
Portanto, ao incorporar feedbacks frequentes dos clientes durante o desenvolvimento, as empresas podem adaptar-se rapidamente às necessidades do usuário final, resultando em produtos mais alinhados
com as expectativas e reduzindo custos ao evitar retrabalhos. Com isso, esse enfoque centrado no cliente e na adaptação contínua não apenas impulsiona a inovação e a qualidade dos produtos, mas
também fortalece a fidelidade do cliente e a competitividade das organizações em um ambiente
de negócios dinâmico e volátil.
Por Luiza Barreto Straub
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