A fim de potencializar a força humana das empresas, é necessária a contratação de grandes talentos e, assim, a estruturação de um bom processo seletivo, a porta de entrada dos colaboradores.
“Mais do que buscar resultados, tenha uma cultura voltada para as pessoas. Elas, para mim, são o ativo mais importante de uma empresa.” Abílio Diniz – co-fundador do Grupo Pão de Açúcar -, com essa frase, reitera a importância da qualificação dos colaboradores dentro de uma organização. São eles que têm o potencial de fazer a empresa da qual participam prosperar e se destacar diante do atual mercado, que é extremamente competitivo. Entretanto, a ferramenta do processo seletivo não se resume apenas ao processo de contratar pessoas, mas também ao de promover a imagem da empresa que a aplica.
Por conseguinte, é essencial que toda empresa elabore esse procedimento com seriedade, a fim de que os recrutadores estejam bem preparados e alinhados com os propósitos e com os valores da empresa que representam, pois o processo seletivo funciona como o seu cartão de visitas.
Por Raquel Barrios, graduanda em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e trainee de Recursos Humanos da RH Junior Consultoria.