A Pandemia de COVID-19 é um ponto de transformação nas nossas vidas e na sociedade. Durante esse período de quarentena, nossas rotinas foram alteradas e as dinâmicas globais rapidamente tomaram novos rumos. Dessa forma, se por certo essa pandemia deixará sua marca na história, com o mercado não será diferente, pois este é um organismo vivo que se adapta e se altera conforme o tecido social — e, assim como todos nós, terá de adequar-se ao mundo conectado. Nesse sentido, a gestão de pessoas remota configura-se como um novo desafio organizacional.
Hoje, o home office tornou-se realidade e já existem casos que demonstram seu sucesso. Entretanto, este modelo de trabalho traz consigo uma complexa gama de fatores que necessitam ser adequados para a eficácia e produtividade das corporações. Na mente dos gestores, determinados questionamentos são recorrentes:
· Como gerir uma equipe a quilômetros de distância?
· Como garantir um ambiente de trabalho saudável e sustentável mesmo com o distanciamento social?
· Como difundir os valores, missão e cultura da empresa?
Todos esses desafios explicitam o seguinte fato: gerir pessoas de forma remota é essencial para o sucesso das relações de trabalho daqui para frente. O home office será um dos legados que esse momento de distanciamento vai nos deixar e, portanto, para lidar com esses desafios, é necessário expertise na gestão remota de pessoas.
Mas, o que é alterado na gestão de pessoas no ambiente virtual em relação ao presencial? Além da rotina da área, é necessário encontrar as ferramentas e dinâmicas mais adequadas ao ambiente digital. Isso se deve a necessidade de analisar as demandas do ambiente de trabalho, avaliar o desempenho dos colaboradores, solucionar os possíveis conflitos inerentes às relações humanas e otimizar os processos da empresa como um todo.
A gestão remota das equipes
A tarefa de gerir uma equipe a distância não se resume a apenas separar cargos e funções; ela demanda o planejamento das atividades de maneira hábil, estabelecendo canais de feedback essenciais à resolução de conflitos e o desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional. Meios de comunicação têm de ser sólidos e claros, e todos esses elementos fazem com que a gestão do time seja apurada e que não haja perdas em relação à transferência de ambientes.
Um ambiente de trabalho saudável
Para manter o ambiente de trabalho equilibrado a distância, é essencial que sejam propostas dinâmicas de grupo para a interação entre os colaboradores e a construção da coletividade. Torna-se também indispensável manter a motivação do time sempre alta: um dos meios é a realização de treinamentos, a fim de, não só capacitar os profissionais, como também expandir a visão das pessoas envolvidas na organização.
Valores, missão e cultura da empresa
A difusão desses três pilares constitutivos da identidade corporativa é fundamental para ampliar o engajamento e o alinhamento dos membros com a companhia e, consequentemente, aumentam a produtividade, ao mesmo tempo em que desenvolvem as relações no ambiente de trabalho. Nesse âmbito, a realização de comitês internos focados na construção de uma identidade empresarial torna-se oportunidade para expor esses trabalhos a todos os colaboradores.
Dinâmicas, apresentações, palestras e bate-papos são soluções eficazes na hora de disseminar esses valores, e os benefícios decorrentes da criação desses comitês vão desde o aumento do engajamento do colaborador com o ambiente de trabalho até a maior identificação com a empresa. Ao permitir que o profissional “vista a camisa” de seu time, transformamos o espaço de trabalho em um ambiente plural, em que cada um possui espaço e voz.
Exemplos de sucesso
Não faltam modelos de boa gestão durante a pandemia. Um exemplo é a Ambev, que conseguiu, mesmo com a pandemia, manter funcionários engajados trabalhando de casa. Todavia, vale dizer que os frutos colhidos agora decorrem não apenas de hábeis adaptações necessárias para tornar o home office possível, mas também de iniciativas que a Ambev já implementava antes da pandemia — Comitês de Cultura, Comitê de Diversidade e uma área de gestão de pessoas extremamente atuante. Dessa maneira, a migração para o trabalho remoto ocorreu de maneira rápida e eficaz. Os impactos desta adaptação na empresa foram ganho na produtividade, maior foco em casa, colaboradores com mais autonomia, redução do tempo gasto com deslocamentos e corte dos custos fixos relacionados à manutenção de grandes espaços físicos.
Hoje, é evidente que as adequações são inevitáveis. Mesmo com as dificuldades e os desafios inerentes a qualquer mudança, ainda mais aquelas que forçosamente acontecem de maneira tão repentina, os resultados de ajustar-se ao tempo presente são sempre positivos. Agora, mais do que nunca, a gestão de pessoas remota não pode ser só um diferencial da empresa: ela deve ter um papel principal nesta transição, pois só assim pode-se garantir a eficiência e a estabilidade do ambiente de trabalho em cada equipe.
Por Christian Zanotto Schwabe, graduando em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas e consultor de vendas na Consultoria RH Junior