Atualmente, a humanidade se vê cercada por inúmeros tipos de organizações. Porém, as empresa, as quais são os centros econômicos, políticos e sociais tornaram-se as instituições mais poderosas e influentes do mundo e não há como negar a direta relação que possuem com o contexto em que estão inseridas. Assim, por todos esses fatores torna-se essencial que elas adotem uma postura de Responsabilidade Social Corporativa.
Pensando nesta relação interacionista entre corporações e sociedade, o conceito de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) surge definindo o papel das organizações privadas nas questões de interesse público e reconhecendo o impacto que um gera noutro. Em “Ética e responsabilidade social nos negócios (2003)”, a RSC é definida como qualquer ação da empresa que possa contribuir para a melhoria da qualidade de vida. Segundo os autores, essa responsabilidade é um compromisso que uma organização deve ter com a sociedade. Esse é expresso por meio de atos e atitudes que a afetem positivamente. A L’Oréal é uma multinacional que promove anualmente o Citizen Day, evento mundial focado em ações voluntárias. Desse modo, é vista como exemplo de uma empresa responsável socialmente.
Conhecendo melhor a Responsabilidade Social Corporativa
A RSC não é somente uma concepção baseada na caridade, como exemplificada acima. Mas também, designa discursos e posições tomadas pelas empresas a respeito de problemáticas envolvendo violência, educação, sustentabilidade e pautas políticas que antes eram vistas como separadas do ambiente corporativo. Nesse sentido, entendendo a atualidade que combina diversas crises e percebendo o papel das instituições nessas lutas, algumas organizações têm se posicionado frente aos últimos acontecimentos.
Nike, Spotify e Netflix que são empresas estimadas, opinaram frente os casos de racismo sofridos por George Floyd nos Estados Unidos e por João Pedro ,de 14 anos, no Rio de Janeiro. Os dias atuais que sofrem com uma conjuntura que combina escândalos de diversos âmbitos tem acometido inúmeras pessoas e implorado por atitudes responsáveis. Neste contexto, diversos artistas e marcas têm se posicionado porque já reconheceram o enorme poder que possuem diante da sociedade. Assim, trouxemos aqui uma lista de 6 motivos do porquê influenciadores, micro negócios, grandes marcas ou multinacionais devem passar a refletir e agir sobre as problemáticas que os cercam:
Responsabilidade
Este tópico parte de uma premissa básica: empresas, marcas e instituições no geral fazem parte de um ecossistema. Dessa forma, sofrem influência da sociedade, mas também influenciam todo o contexto em que estão inseridas. As empresas são responsáveis porque detém grande parte dos recursos financeiros e humanos e por serem grandes centros de poder, portanto possuem compromisso no enfrentamento dos problemas estruturais da sociedade. Desse modo, as instituições geram amplas consequências sociais com suas decisões e, por isso, não podem tomá-las motivadas apenas por fatores econômicos.
Reconhecer as responsabilidades que têm frente às demandas políticas, sociais, econômicas e ambientais é fundamental e uma questão de sobrevivência para as organizações a longo prazo, pois nos tratamos de uma realidade em contantes crises.
Tudo é um ato político
Não se posicionar também é um posicionamento, ou seja, em um momento de fortes crises, ficar neutro, é consentir com as situações. Política refere-se a tomada de decisões e relações de poder e essa está em tudo que cerca as empresas, logo a decisão de ser neutro nos casos de racismo, exclusão e nas políticas governamentais, torna uma instituição negligente perante essas questões.
Empatia
Normalmente, empresas que não pensam na responsabilidade social corporativa refletem uma realidade da instituição significativa. Você, que não sofre diretamente com uma determinada problemática, talvez não veja ganhos em se posicionar ou agir sobre. Assim, uma corporação não plural tem dificuldade em reconhecer as demandas que não a afeta diretamente. Portanto, exercer empatia nas ações também é um ato político e responsável.
Influência
Ser uma instituição significa ser responsável pelos seus colaboradores, assim como pelos seus produtos e ações. Essa, independentemente de seu tamanho, interfere em stakeholders (todas as pessoas ou empresas que, de alguma maneira, são influenciadas pelas atuações de uma organização) e, por isso, ter noção dessa influência e agir com responsabilidade é de suma importância.
Acima foram citados quatro fatores que não envolvem diretamente um fim lucrativo de uma empresa, e sim, fatos para promover uma reflexão social, a qual impacta no resultado final de uma corporação. Os dois a seguir serão aspectos que envolvem diretamente a rentabilidade das empresas:
Os consumidores estão mudando
O mercado, os produtos e a população que os consomem têm mudado, alguns conceitos como minimalismo e moda sustentável têm surgido com força e isso demonstra as mudanças acerca das escolhas dos consumidores. Com isso, as empresas, marcas e influenciadores precisam acompanhar essas mudanças ou ficarão de fora do mercado.
Oportunidade
A identificação de alguma dor social que possa ser solucionada por meio de um novo serviço ou produto, pode significar uma nova oportunidade de negócio. “Ao invés de delimitar as ações, a responsabilidade social pode acabar por ampliar o poder das empresas”, argumentam Jocimari Schroeder e Ivanir Schroeder, professores e mestres em Administração pela UFSC.
Em suma, a Responsabilidade Social Corporativa, que nada mais é do que o envolvimento de empresas em causas maiores e sociais, é uma postura ética e necessária, sendo um compromisso que deve ser assumido. É válido ressaltar que a RSC não pode acabar só no marketing, visto que essa deve estar inserida na cultura, na política da corporação e nas suas decisões de contratação. Não há como se pensar mais em instituições e marcas de grande impacto, agindo de maneira neutra frente às tantas crises que nos cercam.
Por Beatriz Fernandes Martin Farias, graduanda em Psicologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie e consultora de projetos na Consultoria RH Junior.