BLOG

Clima Organizacional: Chave do sucesso

O que é necessário para que uma empresa obtenha sucesso? Vários fatores são responsáveis pelo êxito de um negócio, sendo um deles o capital humano. De acordo com Chiavenato (1999), autor brasileiro na área de administração e recursos humanos, o fator humano tem sido responsável pela excelência de organizações. Com isso, a principal vantagem competitiva de uma empresa é obtida por meio do desempenho de seus colaboradores.

Para que o colaborador execute suas atividades com cada vez mais excelência é necessário que estejam satisfeitos com o ambiente de trabalho, tenham bom relacionamento com os outros membros e, principalmente, estejam motivados a trabalhar.  Ou seja, é importante que a empresa tenha um bom clima organizacional.

Lideranças da empresa devem estar cientes de seu papel perante a motivação de seus funcionários, sendo pontes entre as dificuldades dos colaboradores e as devidas soluções. Por consequência, é responsabilidade de gestores e diretores encontrar formas de potencializar a equipe. Sendo assim, o trabalho de um líder é pautado em três dimensões fundamentais: estabelecer a direção estratégica da empresa, comunicar estas metas à recursos humanos e juntos motivar os funcionários à alcançá-las.

O clima organizacional reflete, então, a eficácia dos métodos adotados por essas lideranças através de uma percepção do colaborador. Além disso, este também aponta o quão consolidada e alinhada a cultura da organização está das crenças de seus funcionários, isto é, o quanto os valores da empresa fazem sentido para eles.

Um clima organizacional bem trabalhado pode trazer alguns benefícios para a organização, como por exemplo a retenção de talentos, diminuição do índice de doenças psicossomáticas, alta produtividade, melhoria na comunicação interna da empresa, aumento no comprometimento dos funcionários, integração, etc.

Importancia da Pesquisa de Clima Organizacional

Tendo isso em vista, como avaliar o clima organizacional da sua empresa? De acordo com Bergamini e Coda (1997. P.99) a Pesquisa de Clima Organizacional é o instrumento pelo qual é possível atender mais perto as necessidades da organização à medida que caracteriza tendências de satisfação ou insatisfação geral do quadro de funcionários, por meio de uma consulta de diferentes colaboradores da empresa.

Esta ferramenta é importante, pois pode apontar tanto origens de demandas já constatadas, permitindo, desta forma, uma intervenção corretiva, quanto o surgimento de problemas potenciais, permitindo uma ação preventiva. No entanto, muitas vezes se torna complicado para o gestor visualizar as demandas de sua equipe uma vez que existe uma relação próxima dele para com os colegas.

Dessa maneira, um observador externo pode ter uma análise mais assertiva e imparcial das demandas da empresa como um todo, além de trazer insumos diferentes para resolução dos problemas.

A Pesquisa de Clima Organizacional é uma solução que pode alavancar o desempenho dos funcionários, e, por consequência, os resultados da empresa. É a partir da compreensão das demandas que pode-se construir uma organização mais unida e comprometida com um mesmo propósito, permitindo evolução da mesma.  

Por Ana Luiza Ribeiro, graduanda em Psicologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Projetos na Consultoria RH Junior.