BLOG

Você conhece os benefícios do RH digital?

“A inovação está ao seu redor. Você vê o que alguém já está fazendo, adapta isso ao seu local e eleva a novos níveis. Este processo nunca para.”

A citação de Jack Welch, ex presidente da General Electric (GE), ilustra o cenário que as organizações estão vivenciando atualmente: as inovações tecnológicas estão cada vez mais presentes nas organizações e no cotidiano das pessoas. Essa onda digital veio para ficar e a tendência é só aumentar, portanto cabe às empresas buscarem se atualizar com o mercado atual, garantindo para a elas uma vantagem competitiva.

Como um reflexo desse panorama empresarial, as transformações digitais impactam drasticamente a área de recursos humanos, trazendo melhorias que têm sido grandes aliadas para a automatização de processos e para seguir uma linha de um RH mais estratégico.

De acordo com uma pesquisa global realizada pela Deloitte, 72% dos mais de dez mil líderes de recursos humanos e negócios entrevistados consideram o tema “RH Digital” como algo muito importante para as corporações.

As organizações que deixam de acompanhar essas transformações correm o risco de se tornar obsoletas e menos beneficiadas comparada às concorrentes, dificultando uma ascensão no mercado.

Impactos do RH digital

Além disso, a introdução da tecnologia promove uma série de benefícios cruciais para a produtividade e desenvolvimento da organização. A seguir, veja alguns dos principais impactos de se investir em um RH mais tecnológico:

1. Análise inteligente de dados

A partir das novas tecnologias, como o People Analytics e o Big Data, é possível armazenar e extrair valor desses dados para compreender questões que envolvem o capital humano, como o clima organizacional da empresa e as necessidades dos colaboradores.

A análise inteligente de dados facilita a tomada de decisão dentro de recursos humanos, disponibilizando uma série de informações de forma mais rápida e objetiva.

Dessa forma, as empresas que aderem a esse tipo de inovação possuem uma gestão de conhecimento mais abrangente, segura e eficiente.

2. Otimização de processos e custos

Ao introduzir mais tecnologia na área de recursos humanos é possível detectar um problema de forma mais rápida. Nesse sentido, as inteligências artificiais desempenham esse papel de análise dos colaboradores e desempenho otimizando os processos tornando os mais eficientes e ágeis e, consequentemente, aumentando a produtividade da organização e reduzindo os gastos.

Dessa forma, a solução para a demanda encontrada também é elaborada com mais rapidez, diminuindo os custos que essa dificuldade poderia acarretar ao longo do tempo. Por exemplo, quando notamos depressa que o clima organizacional não está adequado por falta de motivação, é possível encontrar formas de engajar os colaboradores rapidamente, e assim garantir a alta produtividade.

3. Maior assertividade em recrutamento e diminuição do Turnover

O setor de recrutamento e seleção é um dos mais impactados com as tendências de modernização em RH. No mercado atual existe uma infinidade de softwares para recrutar colaboradores, que prometem agilidade na triagem de candidatos com compatibilidade com as vagas oferecidas, garantindo uma maior assertividade na hora da contratação e, por consequência, a diminuição do turnover da empresa.

A Gupy, um dos softwares mais populares em recrutamento, cumpre todos esses quesitos através de uma série de ferramentas de seleção dentro de um sistema simples de ser manuseado pelos gestores.

Além dos softwares, outro recurso que vem sido utilizado para seleção de candidatos, são as plataformas digitais. O Linkedin, o mais famoso, possibilita que o indivíduo a procura de emprego encontre, de forma fácil, vagas adequadas a seu currículo. Ademais, é uma via de mão dupla, pois as organizações conseguem filtrar de maneira eficiente os candidatos e promover vagas de trabalho.

4. Automatização de processos burocráticos

Durante muito tempo, a área de recursos humanos realizava tarefas rotineiras – como folha de pagamento, por exemplo – de forma extremamente operacional e burocratizada. No entanto, com o boom tecnológico, essas atividades foram gradativamente deixando de ser tão manuais e passando a ser automatizadas.

Essa automatização foi feita através de softwares focados na praticidade reduzindo o tempo gasto nessas atividades, para que os colaboradores de RH pudessem focar seus esforços em tarefas de caráter mais estratégico.

Tendo por exemplo a Convenia, que soluciona os problemas causados pela burocracia excessiva de algumas atividades de RH, otimizando o tempo dos colaboradores e tornando as tarefas mais simples e automáticas.

conhece os benefícios do RH digital

Tendo em vista os aspectos observados, as melhorias que esse boom tecnológico proporciona são cruciais para um setor de recursos humanos muito mais estratégico.

Considerando que essa área é uma das esferas mais importantes para o sucesso de uma empresa, conclui-se que investir em um RH mais digital beneficia toda a operação de uma organização, inclusive a saúde financeira da mesma.

De acordo com uma pesquisa da Deloitte, cerca de 86% dos líderes de negócios entrevistados afirmam que precisam reinventar sua capacidade de aprender frente à evolução irrefreável da inteligência artificial (IA), das tecnologias cognitivas e da automação.

Sendo assim, acompanhar essa transição digital na área de RH investindo em novas tecnologias é estar atualizado com o mercado, garantindo uma vantagem competitiva contra seus concorrentes e proporcionando maiores resultados para sua empresa.

Por Karen Marinho, graduanda em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e consultora na Consultoria RH Junior.