O processo de Avaliação de Desempenho é uma ferramenta crucial para uma Gestão de Pessoas efetiva, que, segundo um estudo do Boston Consulting Group (BCG), impacta diretamente nos resultados financeiros da empresa.
A Avaliação de Desempenho visa acompanhar o trabalho e os objetivos propostos aos indivíduos para, através de feedbacks, motivá-los e torná-los mais produtivos. Com isso, a gestão pode ter maior conhecimento das qualidades e competências de cada um dos colaboradores, podendo potencializá-las. Segundo Chiavenato (2004, p. 222), “o desempenho humano precisa ser excelente em todos os momentos para que a organização tenha competitividade para atuar e sair-se bem no mundo globalizado de hoje”.
Portanto, essa ferramenta apresenta aos gestores um método fácil e preciso de identificar os pontos fortes e de melhoria de cada colaborador, com base em uma avaliação imparcial e embasada em critérios, que podem ser competências, comportamentos, prazos ou metas, dependendo das necessidades da empresa.
Se bem utilizada, a Avaliação de Desempenho é o instrumento mais potente que as organizações possuem para mobilizar a energia de cada colaborador da empresa no sentido de realizar metas estratégicas, afirma Grote (2003, p. 1). Assim, seu foco em uma empresa deve ser a promoção, a comparação dos resultados com as metas e a orientação pessoal e profissional das pessoas, que constituem o ativo mais importante de qualquer organização.
Por Daniela Sbragia, graduanda em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas e Gerente Comercial da Consultoria RH Junior