BLOG

A Importância de uma Boa Avaliação de Desempenho

A avaliação de desempenho é uma das ferramentas mais importantes de gestão de pessoas.  Com objetivo de mensurar a performance de um colaborador ou de uma equipe, tal ferramenta é utilizada como um direcionador para a área de recursos humanos, que pode identificar as características dos colaboradores ou da equipe. A partir das informações obtidas, é possível traçar planos que potencializem esses pontos ou que os desenvolva, podendo direcionar as tomadas de decisão da empresa.   

Além disso, a avaliação de desempenho é uma ótima opção para identificar se os colaboradores estão de acordo com a cultura, missão e valores da empresa, assim como identificar novos talentos e promover um maior alinhamento com as metas e resultados, inclusive entender perfis de times e compreender qual perfil a empresa está necessitando.  

Por ser uma ferramenta bastante precisa, é muito comum que ela sirva como critério de ascensão do colaborador no plano de carreiras. Como complemento, se a avaliação de desempenho for atrelada a um programa de salários e benefícios bem estruturado, é viável suprir algumas demandas mais profundas da empresa como alto turnover e falta de perspectiva na carreira.  

Há diversas maneiras de se realizar uma avaliação de desempenho e, por isso, é importante que a área de recursos humanos ou uma consultoria em gestão de pessoas entenda qual das variações melhor se adequa a realidade da empresa. Alguns modelos de avaliação de desempenho são:  

Avaliação por competência  

Nesse caso, a avaliação leva em consideração competências tanto técnicas quanto comportamentais, seguindo o modelo CHA:  

C- Conhecimento (saber algo)  

H- Habilidade (saber fazer)  

A – Atitude (fazer)  

Avaliação 360º graus  

Nesse tipo de avaliação, o membro avalia e é avaliado por todos os outros colaboradores que ele interagiu durante o tempo em questão. É considerada uma das formas mais completas da ferramenta. Contudo, é preciso ser elaborada com cautela, uma vez que pode ser muito trabalhosa para a área de recursos humanos e acabar por atrapalhar a produtividade dela.  

Avaliação 180º graus  

 Nesse tipo de avaliação, o avaliador e o avaliado passam feedback uns para os outros e discutem suas performances simultaneamente junto com um responsável da área de recursos humanos. É uma ótima forma de incentivar uma cultura de feedback.  

Estes são apenas alguns dos vários modelos de avaliação de desempenho. O mais importante é que a empresa saiba usufruir dos resultados de uma boa avaliação de desempenho, uma vez que é uma ferramenta que, quando bem-feita e coerente com a realidade da empresa, é bastante certeira e que pode servir de base para diversas decisões internas da empresa.   

—-  

Por Maria Toledo, graduanda em Administração Pública na Fundação Getulio Vargas e Diretora Administrativa-Financeira na Consultoria RH Junior.