INTRODUÇÃO
Contratação. Esse é um tópico que sempre traz consigo muitas dúvidas, desde como conduzir um processo seletivo, até quando é o momento ideal para expandir a quantidade de funcionários da empresa. O fato é que, em momentos de crise, esse assunto se torna ainda mais delicado, principalmente por trazer consigo inseguranças a respeito de cortes de gastos. No entanto, nos últimos anos muito tem se falado sobre as oportunidades apresentadas aos empresários pelas crises e como melhor aproveitá-las, e é exatamente isso que exploraremos ao longo deste artigo.
OPORTUNIDADES PARA CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS
O cenário de crise traz consigo diversos obstáculos para empresas e para a economia nacional, infelizmente muitos negócios vão à falência e tudo o que se vê nos noticiários são números que demonstram o caminho aparentemente sem volta ao qual o país está se dirigindo. Contudo, o que não se fala é que, para as empresas que conseguiram organizar suas finanças, esse é o período ideal para a contratação de novos talentos.
Durante a crise, é inevitável que haja uma demissão em massa e existem diversos malefícios desse acontecimento, entretanto este é um assunto para outro artigo. Nunca desejaríamos este cenário, porém, como está além do nosso controle, a pergunta que se deve fazer é: por que não aproveitar essa oportunidade em relação à contratação de funcionários? Se há uma oferta tão grande de mão de obra qualificada, esse pode ser o momento ideal para crescer.
Existem diversos fatores que entram em jogo na contratação de novos funcionários, como hard skills (habilidades técnicas), soft skills (habilidades interpessoais), fit cultural, experiência no mercado, disponibilidade de aprendizado, entre vários outros. A questão a ser estudada é: mostra-se difícil encontrar indivíduos que sejam qualificados em todas essas frentes e que trabalhem no ramo de atuação da sua empresa, por isso ter essa abundância de talentos pode ser benéfico.
OPORTUNIDADES GERADAS PELA PANDEMIA
De um outro ponto de vista, uma grande oportunidade apresentada pela pandemia do coronavírus foi o “home office”, que consiste no uso das tecnologias disponíveis para trabalhar diretamente em casa. Isso significa que quebramos a barreira da distância e que agora não é preciso que o seu funcionário esteja na sua cidade. Agora, empresas podem contratar profissionais de todos os cantos do país e, até mesmo, do mundo.
Esse fenômeno pode muito bem significar uma maior inclusão e diversidade quanto a contratação de funcionários dentro da sua empresa, al[em de uma abrangência do aspecto cultural e de conhecimento. Nesse contexto, de acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Revista Brasileira de Gestão de Negócios, quanto maior a diversidade dentro de uma organização, maior o comprometimento e os resultados obtidos pelos funcionários que ali trabalham.
Por fim, mas não menos importante, reestruturar a sua empresa como um todo em tempos de crise pode levar a sua organização a sair na frente da competição quando esse período passar. Garantir o alinhamento das áreas internas da empresa e começar a treinar novas contratações pode levar a um desempenho exponencial, porém isso tem que ser feito com cuidado e sempre tendo em vista o interesse da organização.
A IMPORTÂNCIA DE TER UM RH ESTRUTURADO
Bem, você já sabe que existem oportunidades, a questão agora é como fazer para aproveitá-las ao máximo. Nesse sentido, a célula de recursos humanos se torna um ponto chave, pois são esses indivíduos que irão conduzir todo o processo de recrutamento e seleção de talentos. Por esse motivo, é importante que esta área da empresa esteja alinhada ao mercado e entenda as necessidades da empresa. Assim, torna-se possível selecionar não só os melhores candidatos disponíveis no mercado, como também os melhores candidatos para a sua empresa.
Por Luma Palmeira