Toda empresa precisa ter de definir de forma clara a todos os colaboradores um ponto onde ela quer
chegar. Nesse sentido, a criação de metas ajuda o crescimento de uma empresa, e a motivação dos
colaboradores para buscarem sempre os melhores resultados por sentirem que fazem parte de algo
maior e entenderem o motivo de todos seus esforços.
O que são Metas Smart?
Para desfrutar dos benefícios de ter metas definidas, uma ferramenta de gestão que pode ser usada por
empresas são as chamadas Metas Smart. De forma que, ajuda a definir objetivos de um negócio, de acordo com critérios e padrões específicos permitindo dessa forma que os esforços sejam direcionados
assertivamente. Além disso, essa ferramenta envolve aspectos relacionados a prazos, mensuração de
resultados e envolvimento da equipe.
Cada letra da palavra SMART diz respeito a uma característica desse método de definição de metas:
“S” – Específico
A primeira letra compreende que objetivos amplos são raramente atingidos, simplesmente por não ser
alcançável. Por exemplo, o objetivo como “ganhar mais dinheiro” é relativo, já que permite que um
colaborador assuma que é um valor e o CEO outro valor.
Dessa forma, é necessário identificar e especificar o resultado desejado, para que seja claro para
todos. Não pode haver ambiguidade acerca das metas, independentemente do nível da hierarquia da
empresa.
Como definir metas especificas? Para facilitar esse processo, é possível responder algumas perguntas
como:
- O que você quer alcançar?
- Por que você quer isso?
- Quem está envolvido nisso?
- Como esse objetivo vai ajudar o negócio?
- Quando você pretende alcançar esse resultado?
“M” – Mensurável
É de extrema importância que os objetivos sejam mensuráveis para que seja possível medir seu
progresso e observar sua evolução, mantendo-se motivado.
Por exemplo, se você quer medir a satisfação dos clientes com seus serviços, porém não faz uma
avaliação, ou não tem uma pesquisa de satisfação. Não há como saber se a satisfação está melhorando
conforme suas ações.
Para definir metas mensuráveis, responda perguntas como:
- Quais são os resultados esperados, em termos quantitativos?
- Quanto tempo será necessário para alcançar a meta?
- Como eu vou saber se minha meta tiver sido alcançada?
- Quais métricas podem ser usadas para acompanhar os resultados?
“A” – Atingível
Qual seria o sentido de criar uma meta se ela não pode ser atingida? Apesar de ser intuitivo, esse erro
é comum entre as empresas e é muito prejudicial pois desmotiva a equipe e gera frustração.
Logo, antes de criar metas, é fundamental avaliar pontos como:
- Quais são as etapas necessárias para atingir essa meta?
- Quanto controle direto temos sobre as condições necessárias para atingir esta meta?
- Quais são os precedentes?
- O que nos leva a pensar que esta meta é atingível?
- Quais fatores internos e externos podem nos impedir de atingir esta meta?
“R” – Realista/Relevante
Semelhantemente aos critérios atingíveis acima, as metas devem ser realistas e relevantes, tendo em
mente que ao definir metas fora de alcance, a equipe não terá motivação para alcançá-la. Assim como
se forem definidas metas fáceis demais, a equipe ficará estagnada, não se desenvolverá e as metas
perderão sua seriedade.
Ainda, é fundamental que suas metas sejam relevantes para suas estratégias e objetivos comerciais de
longo prazo. Leve sempre em conta que é comum ajustar os critérios à medida que o tempo passa.
Para ajudar, responda perguntas como:
- Porque nós estamos tentando atingir essa meta agora, e não antes?
- Como ela ajudará para a estratégia a longo prazo?
- Qual é o retorno estimado sobre o investimento (ROI)?
- Se não conseguir atingir essa meta, quais seriam as consequências?
“T” – Temporal
A última, mas não menos importante letra, que muitas vezes é deixada de lado, define que é
necessário traçar um cronograma para suas metas. Isso pode ser feito a partir de um ponto de início e
outro de fim, ou a partir de um conjunto de marcos agendados. Independente da abordagem, é
imprescindível que os KPIs sejam medidos conforme o passar do tempo.
Responda perguntas como:
- É possível atingir a meta no prazo estabelecido?
- Qual é o prazo máximo e mínimo necessários para atingir essa meta?
- Quais são os possíveis obstáculos ou fatores temporais que podem atrasar o processo?
- Quando e como avaliaremos o processo?
Práticas Recomendadas
A metodologia SMART é capaz de criar objetivos diretos e motivadores, mas é possível usar essas
metas para desenvolver uma organização muito mais do que inicialmente as metas SMART tinham
como propósito.
Use a metodologia SMART como uma forma de comunicação e transparência
A partir do momento que todos os colaboradores entendem as metas e critérios necessários para atingi-las, eles têm a autonomia para tomar decisões e trabalhar em direção aquelas metas, e por consequência, para o sucesso da empresa.
Planeje atentamente o caminho e faça acompanhamento de longo prazo
Planeje a ordem das conquistas que auxiliarão a atingir as metas de longo prazo e use dados históricos de forma a prever problemas durante o processo. Além disso, programe etapas de acompanhamento para ajustar os KPIs, para identificar se você está saindo da “rota”.
Aplique a metodologia SMART em outras áreas da sua vida
Logicamente essa abordagem é uma ótima maneira de definir e acompanhar objetivos e métricas comerciais, mas ela funciona perfeitamente para metas pessoais ou para pequenas equipes. Afinal, quando os colaboradores podem acompanhar seu progresso, eles conseguem entender como seu desempenho influencia diretamente nos resultados de uma equipe.
Por Lívia Cataldi
Referências Bibliográficas
Tableau. Metas SMART: o que são e como criar as suas. Disponível em: https://www.tableau.com/pt-
br/learn/articles/smart-goals-criteria. Acesso em: [02/05/2024].
Sebrae. O que é meta SMART e como definir em sua empresa. Disponível em:
https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-que-e-meta-smart-e-como-definir-em-sua-
empresa,fd5cd6387eab5810VgnVCM1000001b00320aRCRD. Acesso em: [29/04/2024].
Resultados Digitais. Metas SMART: o que são, como definir e por que adotar. Disponível em:
https://www.rdstation.com/blog/vendas/metas-smart/. Acesso em: [29/04/2024].
Mereo. Metas SMART: O que são, quais as vantagens e como aplicar. Disponível em:
https://mereo.com/blog/metas-smart/. Acesso em: [28/04/2024].