O que é o empreendedorismo digital?
É inegável que, com a popularização do acesso à internet e a adesão deste meio ao
cotidiano das massas, os modos de empreender transformaram-se radicalmente. Então, atualmente é
impensável começar um negócio sem cogitar a sua entrada nas redes sociais mais utilizadas pelo
público-alvo a ser atingido. Este fenômeno caracteriza o empreendedorismo digital, descrito pelo
portal CNN Brasil como o processo de criar um negócio ou empreendimento online, utilizando
tecnologias digitais e a internet como principais ferramentas.
Assim, a tendência descrita foi, progressivamente, alterando os modos das empresas se
relacionarem com seus clientes e ofertarem os seus serviços, de forma que ambas as partes se
beneficiam com a praticidade tecnológica. Alguns dos exemplos recorrentes de empreendimentos
realizados por meio de redes sociais que visam facilitar o cotidiano dos consumidores são: a
divulgação de prestação de serviços, a venda de cursos online, a disponibilização de videoaulas,
a criação de eventos remotos com os mais diversos temas e a efetuação de transações bancárias
com autonomia do cliente.
Benefícios para os novos empreendedores
Por outro lado, a iniciativa empreendedora também se beneficiou com o advento digital.
Haja vista o menor valor de investimento financeiro necessário para administrar um negócio, já
que a possibilidade do trabalho remoto reduz a quantidade de funcionários necessários para a
realização de um serviço, diminui as despesas voltadas à locomoção de colaboradores, anula a
obrigação do estabelecimento de um ambiente físico de trabalho e permite com que as tarefas
logísticas sejam efetuadas com mais praticidade.
Assim como é descrito no artigo “Como abrir um negócio online no Brasil” publicado no
site da multinacional de tecnologia Amazon, alguns dos pontos essenciais para realizar a
atividade proposta são: a garantia de uma boa gestão financeira, a criação de um site e uso de e-commerce, o investimento em marketing digital, a definição de formas de pagamento e o
oferecimento do atendimento ao consumidor. Com isso, o grande diferencial contemporâneo é a
possibilidade da realização de todas as etapas de forma virtual, prática e autônoma, evitando
processos longos e arcaicos que dificultavam a iniciativa empreendedora.
Por mais, tomando como foco o marketing digital, muitas das redes sociais mais navegadas disponibilizam a possibilidade de investimento em “tráfego pago” para empreendedores, fazendo com que, por meio de seus algoritmos de pesquisa, seus membros tenham uma visão mais ampla sobre o alcance de seus serviços aos seus públicos-alvo, entendam o comportamento dos consumidores e consigam adaptar seus negócios de modo que atinjam eficientemente futuros clientes. Exemplos de plataformas que disponibilizam esse tipo de serviço são: Google, Meta Business, LinkedIn Ads, Twitter, YouTube e TikTok.
Automatização de Recursos Humanos na nova realidade
Por fim, com relação à área de Recursos Humanos das empresas, as plataformas digitais
possibilitam com que seus processos clássicos sejam automatizados, pautados em dados
quantitativos sólidos e humanizados. Então, dentre as diversas opções de inovação que a revolução
tecnológica trouxe para o setor destacam-se a utilização de aplicativos práticos e precisos para a
realização de uma Avaliação de Desempenho dos colaboradores das empresas e o manuseio de
sites e redes sociais que contêm perfis de profissionais a procura de emprego, facilitando o
processo de Recrutamento e Seleção.
Por Lucca Chiorino Figueiredo Martins
Referências Bibliográficas
MATHIAS, Fábio. “Tudo sobre empreendedorismo digital: oque é, vantagens e desafios”. CNN
BRASIL, 08/04/2023. Disponível em:
https://www.cnnbrasil.com.br/economia/empreendedorismo-digital/. Acesso em: 12/03/2024.
Como abrir um negócio online no Brasil. Amazon.com.br, 2020. Disponível em:
https://venda.amazon.com.br/sellerblog/abrir-um-negocio-online-no-brasil. Acesso em:
12/03/2024.