Quando pensamos na dor de uma empresa, a primeira resposta é buscar resolver internamente, mas e se começarmos a pensar em chamar um terceiro para nos auxiliar e dar suporte para que a melhor decisão seja tomada? A partir dessa pergunta, iremos observar dois modelos de solução: Terceirização e Outsourcing. Assim, é extremamente relevante entender a diferença entre eles, mas também qual a finalidade do serviço que você precisa. Diante disso, tem-se que a terceirização é basicamente contratar uma empresa para que ela forneça profissionais a fim realizar tarefas que não estão no foco do contratante. Por outro lado, outsourcing é a contratação de uma organização para que ela seja responsável por desenvolver todo um setor da empresa.
Benefícios da Terceirização
As vantagens da terceirização consistem em redução de custo, pois por não haver a contratação direta, muitos impostos e obrigações ficam fora de questão. Além disso, vale ressaltar que há toda uma economia de tempo e esforço em não ter que treinar um funcionário do zero. Nesse mesmo caminho, o outsourcing segue a mesma tendência, mas com o agravante que agora será todo um setor a ser modificado, podendo então direcionar o capital da empresa em áreas mais deficientes a fim de evitar a sobrecarga de toda equipe.
Contratar direto ou procurar uma empresa especializada?
Por outro lado, há uma desvantagem nessas modalidades que reside no âmbito mais cultural, pois há um tempo até que o novo time vista a camisa e faça os projetos seguirem num ritmo acelerado. Assim, é considerável que haja um período de transição até que o culture code seja inserido nos novos funcionários. Nesse sentido, é importante entender qual a finalidade buscada por quem está contratando, pois assim a empresa pode escolher focar em outras áreas, pois quando ocorre, por exemplo, a necessidade de contratar novos funcionários, é melhor contratar um terceiro para efetuar o Processo Seletivo, ou negociar toda a área de Recursos Humanos (RH) para outra instituição efetuar essa tarefa?
Num primeiro momento, o ideal é contratar uma Consultoria RH para que ela faça esse processo de prospecção e seleção dos funcionários para que o RH do contratante se preocupe com outras questões mais relevantes. No entanto, caso haja muitas demandas do departamento e dificuldades nos processos internos, é importante buscar outras formas de resolução como transacionar esse setor para um terceiro. Esse cenário demonstra claramente a relevância do contexto e do resultado desejado para a melhor decisão.
Qual caminho percorrer?
A decisão de escolha entre terceirização ou outsourcing pode parecer simples, pois ainda que as vantagens das duas estratégias sejam claras como a otimização de recursos, seja pela redução nos custos e do tempo, melhoria no atendimento e na qualidade dos serviços ou produtos prestados, sabe-se que envolve muitas variáveis as quais devem ser analisadas cuidadosamente para que o planejamento estratégico da empresa não seja afetado.
Por Fernando Fantoni