O que são Soft Skills?
As conhecidas como soft skills representam um conjunto de competências ligadas à habilidades interpessoais ou competências comportamentais. Então, são características sociais e emocionais que afetam a forma que um indivíduo se comunica, como gerencia seu trabalho, lida com respectivas situações, etc. E mesmo que pareça subjetivo, elas estão sendo cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho e no ambiente corporativo. De forma que, são essenciais para compreender como os profissionais se adaptam às mudanças e às situações adversas que podem ocorrer nesse ambiente.
Assim, para selecionar os melhores talentos, as empresas buscam além das habilidades técnicas, chamadas de “hard skills”. Querem funcionários que possuam o conjunto de características emocionais que compõem as habilidades de comunicação. Então, elas não são desenvolvidas apenas no ambiente de trabalho, mas no dia a dia, através de experiências pessoais.
Quais são as Soft Skills mais valorizadas pelo mercado hoje?
Com isso, as soft skills mais valorizadas pelo mercado hoje incluem liderança, capacidade de trabalhar em equipe, pensamento crítico, flexibilidade para lidar com adversidades e diferentes situações, criatividade, comunicação eficiente e desenvoltura, gestão de tempo, entre muitas outras. Essas que podem ser desenvolvidas de diversas maneiras, tanto através de experiências pessoais e profissionais, quanto por workshops e palestras.
Conclusão
Por isso, no plano dos negócios, em qualquer dimensão de empresa, essas habilidades são fundamentais para fundamentar bons relacionamentos, não só com os colegas de trabalho, mas com lideranças, liderado, clientes, fornecedores, etc. De maneira que, por trás de qualquer estratégia de sucesso, estrutura-se uma boa comunicação como base, que serve como motor para organizar os processos necessários e fazê-los acontecer de forma efetiva. O que só se torna possível com uma equipe capaz de desenvolver suas soft skills. Então, a longo prazo contribui para o crescimento sustentável das empresas e para a consolidação das mesmas no mercado.
E não apenas é interessante para as empresas mas para carreira de qualquer profissional, possibilitando desenvolver um bom networking, a partir de relações que agregam valor para além do ambiente corporativo. Portanto, tanto as corporações quanto seus colaboradores devem investir em aprimorar as soft skills, visto que contribui para o bom funcionamento de qualquer projeto, além da disseminação da cultura da empresa e do desenvolvimento pessoal.