Introdução:
Consoante as circunstâncias atuais, é de cunho notório a importância que a tecnologia vem incorporando. Essa tem repercutido em diversas áreas, principalmente no que tange o campo dos Recursos Humanos. Em razão desse crescimento acelerado, alavancou-se o número de soluções estratégicas envolvendo softwares com o objetivo de automatizar os processos de gestão de pessoas, sendo essas denominadas HR Techs (Human Resources Technology) – a nova tendência do mercado.
A recente solução tecnológica é oriunda das startups e evoluiu para uma tendência muito maior. Atualmente vem como uma expressão que caracteriza o setor de RH que utiliza elementos técnicos digitais com a intenção de otimizar os processos da área, se tornando muito mais ágil.
Contextualização:
No Brasil, em 2010, foram instaurados os debates sobre HR Techs com maior frequência. No entanto, apenas nos anos de 2016 e 2017 que ocorreu a entrada de fato no mercado. Contudo, vale destacar que no início, apenas empresas grandes utilizavam dessa tecnologia. Somente depois de alguns anos observou-se que empresas pequenas também possuem necessidades de introduzir em sua conduta empresarial o RH e nesse momento. Portanto, elabora-se a maior adesão da HR Techs.
Benefícios:
Com base na integração da área de RH com a tecnologia, é factível perceber os diversos benefícios gerados em decorrência desse vínculo. Primordialmente, ocorre um aumento da assertividade, estratégia e otimização dos processos, visto que com ferramentas automatizadas será possível analisar e coletar dados e, portanto, definir métricas e planos de ação. Além disso, também manifestará uma redução de custos. Em primeiro lugar, quanto mais assertiva for a contratação, menor será a chance de demissão e posteriormente a necessidade de uma nova contratação, diminuindo o gasto que a empresa poderia ter. Em complemento desses impactos, também observa-se, uma melhora nas experiências dos colaboradores. Pois conforme aumenta a estratégia e a assertividade da área, uma vez que os recursos serão voltados para os próprios funcionários da empresa, melhor será a qualidade das experiências.
Exemplo de ferramentas:
Uma das ferramentas que vem sendo muito utilizada é o software ATS (Application Tracking Systems). Este é um conjunto de ferramentas tecnológicas que aprimora os processos de recrutamento e seleção. Através da triagem automática dos critérios pré-estabelecidos pela empresa, como por exemplo habilidades necessárias para determinada vaga, os procedimentos foram se tornando mais rápidos e precisos.
Ademais, também está em alta o HRIS (Human Resources Information Systems). O programa tem como objetivo conectar a parte de administração de pessoas com ferramentas para gerenciar informações, assim, vai armazenar os dados dos colaboradores para automatizar a rotina da área. O software vai contribuir com folha de pagamentos, pedido de férias, organograma, entre outras funções.
Por Lívia Mascarenhas, estudante de Psicologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie.