Em um mercado cada vez mais competitivo, todas as estratégias que beneficiam a organização são bem-vindas. Entende-se que tudo parte dos colaboradores, uma vez que são eles que fazem tudo acontecer. Portanto, tornou-se uma demanda do Século XXI garantir o melhor aproveitamento possível dos profissionais da empresa. É nesse contexto, dos estudos organizacionais, que surge o Job Rotation, ou em tradução livre, Rotação de Trabalho.
O que é Job Rotation?
Job Rotation é uma prática na qual o colaborador conhece todas as áreas da empresa ao desempenhar cargos em todos os seus setores. O funcionário participa de um rodízio e passa por vários cargos das diferentes áreas da empresa com o intuito de conhecer as diversas funções existentes na companhia por um determinado período. O método também é uma forma de treinamento, visto que prepara os profissionais para todos os tipos de desafio que eles podem vir a enfrentar.
Atualmente, esse método é mais comum para novas contratações como em programas de estágio e trainee, podendo também ser aplicado a membros efetivos. Assim, é dada a possibilidade de entender com muito mais clareza a dinâmica das áreas e da empresa como um todo. Com uma visão mais ampla e profunda do negócio, o funcionário tende a desempenhar melhor seu cargo e auxiliar mais na estratégia macro da empresa. Empresas juniores também tendem a adotar esse estilo: Os alunos têm um aprendizado prático muito mais completo ao passarem por diferentes áreas da empresa.
Benefícios do Job Rotation:
O rodízio de cargos traz ótimos benefícios tanto para a empresa como para o colaborador.
- Aprendizado Constante: A experiência que o colaborador vive na empresa é muito importante. Cada vez mais ele valoriza empresas que permitam seu desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional. O rodízio de cargos e tarefas é uma forma muito interessante de os membros acumularem novas competências, habilidades e conhecimento.
- Satisfação & Motivação: Iniciar um novo trabalho é sempre emocionante e curioso. Portanto, a mudança despertará nos membros a sensação de novas responsabilidades e desafios a serem vencidos, aumentando sua satisfação e motivação e acabando com a monotonia. Consequentemente, melhora a retenção de talentos e reduz o turnover já que dificilmente o colaborador se cansará de uma rotina tão dinâmica e inovadora e desejará sair da organização.
- Profissionais mais completos: O colaborador que passou por essa experiência desenvolve um olhar mais profundo e crítico sobre o negócio, permitindo que ele seja mais inovador e desempenhe melhor, além de ter desenvolvido muitas habilidades diferentes em cada setor que passou.
- Equipes mais dinâmicas: Entendendo o funcionamento das áreas da empresa, o membro sabe como os demais podem agregar em um projeto ou problema específico. Assim, criam-se equipes interdisciplinares e de alta performance, melhorando o engajamento dos colaboradores e o clima organizacional da organização.
Case de Sucesso: The Slumber Yard
A The Slumber Yard é uma empresa americana cujo objetivo é ajudar consumidores a comprarem o seu colchão ideal – É o maior site de avaliação de colchões dos Estados Unidos. Destaque na Forbes e no The New York Times, a empresa avalia as diferentes marcas e características de cada tipo de colchão. Antes do sucesso, a empresa vivenciou muitas dificuldades sendo uma delas a alta taxa de turnover. A alta rotatividade também desencadeava novos custos com demissão e com um novo recrutamento e seleção. A solução para o problema foi implementar a estratégia de Job Rotation.
A implementação foi um sucesso já que permitiu a redução da rotatividade dos colaboradores, a restauração da motivação e a criação de um planejamento de sucessão caso algum funcionário ainda desejasse deixar a empresa. O cofundador da empresa, Matthew Ross, ressalta: “Ao treinar funcionários para serem competentes em várias disciplinas, somos capazes de reduzir os efeitos negativos associados à rotatividade de funcionários. Se um funcionário sai, temos outros funcionários que podem facilmente entrar e assumir a função”. Hoje em dia, os colaboradores da The Slumber Yard rotacionam de área e cargo a cada trimestre – Tempo suficiente para que aprendam as tarefas necessárias e se desenvolvam no escopo da área.
Por Maria Eduarda Britto, graduanda em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas e Coordenadora Institucional na Consultoria RH Junior.