Alta produtividade, inovação, liderança e planejamento: o que uma organização precisa apresentar para ser reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar? Atualmente, um bom ambiente de trabalho é essencial para o envolvimento do colaborador no negócio, influenciando diretamente seu crescimento pessoal, o que gera um funcionário mais capacitado e em consequência um cliente mais satisfeito. Nesse sentido, a consultoria global Great Place To Work (GPTW) ranqueia as melhores organizações em âmbito nacional, regional, setorial e temático por meio de um processo que é realizado mais de quarenta vezes ao ano.
O que é a GPTW?
A Great Place To Work – em tradução livre, ótimo lugar para trabalhar – surgiu na década de 80 quando o jornalista Robert Levering foi convidado a escrever um livro sobre as melhores empresas para se trabalhar nos Estados Unidos da América. Entretanto, sua resposta no primeiro momento foi “Não”. Segundo Robert, seria mais fácil escrever um livro sobre as piores empresas para trabalhar, pois nenhuma organização, na época, era suficientemente boa na perspectiva dos funcionários.
Após muitas discussões, o jornalista aceitou o desafio, mas apenas se pudesse realizá-lo de sua maneira, priorizando os funcionários e deixando os donos e executivos em segundo plano. Com isso, Levering realizou centenas de entrevistas ao redor do país, se surpreendendo com o número de colaboradores insatisfeitos com seu ambiente de trabalho. Entretanto, também se deparou com pessoas que estavam felizes e realizadas onde trabalhavam. Essas descobertas motivaram o jornalista a se aprofundar no tema e abrir seu próprio escritório, que batizou de Great Place to Work®.
Assim surgiu a GPTW, uma empresa reconhecida mundialmente por ajudar organizações a alcançarem melhores resultados por meio da melhora de seus ambientes de trabalho, além de se tornar um programa de certificação em 90 países.
O Ranking
Segundo Levering, “Qualquer empresa, de qualquer tamanho, em qualquer lugar, pode se tornar um excelente lugar para trabalhar”. Em outras palavras, Robert acredita que independente das características da organização, é possível potencializá-la e torná-la não só mais atrativa ao mercado, mas também referência na área de cultura organizacional perante as inúmeras instituições do país. O rank é aberto a todas instituições, onde elas podem se inscrever para serem avaliadas e, possivelmente, ranqueadas.
Contudo, quais são as exigências para participar? De acordo com o site oficial da GPTW, não existem requisitos prévios para a inscrição, é necessário apenas ter interesse e dedicação. E o que será avaliado? Primeiramente, a empresa em questão passará por uma Pesquisa de Clima Organizacional Trust Index (Índice de Segurança) a qual avaliará por meio de 58 afirmativas diferentes práticas entre os funcionários da organização, que são o foco de todo o processo. Os aspectos mais analisados sob o ponto de vista do funcionário são: (1) Credibilidade, (2) Respeito, (3) Imparcialidade, (4) Orgulho e (5) Camaradagem. Todos eles têm o papel de avaliar o contato entre os diferentes colaboradores. Ter uma boa relação entre os funcionários e o restante da empresa é fundamental para o sucesso da organização, o que gera um colaborador mais produtivo, engajado, satisfeito e motivado. Em seguida, é realizada uma análise dos resultados e a partir da mesma é composta uma nota personalizada.
Quais os benefícios de estar ranqueado?
- Reputação da Empresa – A partir do momento em que a empresa é reconhecida e ranqueada pela GPTW, ela se torna mais atrativa para o mercado. A reputação de ter um bom ambiente de trabalho possivelmente atrairá futuros profissionais que desejarão trabalhar em uma organização que tenha uma forte cultura organizacional. Além disso, os atuais colaboradores se tornam mais valorizados, visto que, trabalham em uma empresa que tem uma preocupação com o seu funcionário.
- Colaboradores mais engajados – Grande parte da motivação dos funcionários vem de um ambiente de trabalho bem estruturado. Empresas que prezam por uma equipe harmônica e engajada precisam se preocupar tanto com o crescimento pessoal quanto profissional de seus colaboradores. Isso gera funcionários mais capacitados e resultados melhores.
- Maiores Lucros – O lucro de toda organização é gerado pelo esforço que os trabalhadores colocam em suas tarefas diárias. Por trás de todo resultado existe o trabalho de diversos profissionais. Nesse sentido, quanto mais satisfeito estiverem, mais motivados eles estarão para contribuir para o crescimento da empresa, gerando maior lucro e crescimento.
A GPTW pode ser resumida em uma citação: “Construir uma sociedade melhor, transformando cada organização em um Great Place To Work for all”.
Por Maria Eugênia Branco, graduanda em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas e Trainee na Consultoria RH Junior.