Toda empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte, tem um objetivo em comum: aprimorar suas capacidades e suas técnicas e crescer cada vez mais dentro do mercado onde atua, sendo o exemplo de um líder. Entre os diversos meios para atingir o sucesso, existe um novo conceito que está sendo cada vez mais incorporado por estas corporações: o benchmarking.
Benchmarking é um processo contínuo de aprendizagem por meio de outras empresas. É a troca e a comparação de práticas, produtos e serviços entre empresas, permitindo que sejam feitas análises para identificar possíveis problemas que muitas vezes não eram vistos ou não recebiam a devida atenção, e como melhorá-los.
O benchmarking se mostra essencial nos dias atuais tanto em grandes organizações como em empresas juniores pelo fato de o mercado ser extremamente competitivo. Através do benchmarking, as empresas juniores podem ajudar umas as outras e reforçar as relações entre si dentro do movimento empresa júnior. As soluções geradas dentro de um benchmarking são como um feedback para um membro de empresa junior, valiosas e extremamente capazes de gerar benefícios a longo prazo.
Não há melhor maneira de crescer e inovar sua empresa do que por meio de uma troca de experiências, que além de incentivar a motivação dos membros da equipe, pode trazer resultados promissores. Portanto, quando surgir aquele problema complicado e que aparentemente não parece ter solução, não pense duas vezes, pense em benchmarking!
Por Izabella Chacon Ruiz, trainee de branding de mercado da área de Marketing da RH Junior Consultoria