Contexto da empresa
A Alfa Consultoria Jurídica Júnior, localizada em Salvador – BA, é uma empresa júnior da Faculdade Baiana de Direito, a qual contava com 12 membros efetivos e 3 membros do Conselho na época em que o projeto foi realizado – 1º semestre de 2021. A consultoria que oferecem é do escopo jurídico, portanto, seus principais serviços são registros de marcas, constituição de PJ, capacitações jurídicas, planejamento tributário, entre outros. Sobre a organização interna da empresa, a missão e visão da Alfa baseiam-se em formar agentes de mudança que impactam positivamente na sociedade através de serviços jurídicos de excelência e ser uma empresa júnior de referência na Bahia, alcançando o bi impacto, buscando ser uma das dez melhores empresas juniores de direito do Brasil. Tratando especificamente sobre o contato inicial, A Alfa Consultoria Jurídica Júnior foi abordada por meio da prospecção ativa, resultando na futura contratação da Consultoria RH Junior para estruturar e aplicar o Plano de Desenvolvimento Individual, devido em grande parte, a dor que a empresa possuía de traçar e cumprir os planos de ação decorrentes do PDI antigo que era aplicado na empresa.
Reunião de Alinhamento e Diagnóstico
O projeto realizado pela Consultoria RH Junior teve o principal objetivo de potencializar as competências e habilidades dos membros da empresa, para que assim eles consigam desenvolver os membros a fim de alinhar suas metas e competências individuais com os objetivos globais da empresa, alavancando o crescimento desta. Com o intuito de compreender de forma mais assertiva as expectativas da Alfa Consultoria Jurídica Júnior com o projeto de Plano de Desenvolvimento Individual, a equipe de consultores da Consultoria RH Junior realizou uma reunião online com a Diretora de Gestão de Pessoas (GP) da empresa. Nessa reunião, os consultores explicaram mais detalhadamente a metodologia do PDI, desde sua definição até os impactos positivos que a solução refletiria na empresa. Assim, foi possível alinhar a equipe da RH Junior com as demandas da Alfa, de tal modo que os consultores compreenderam de forma mais aprofundada a estrutura e a dinâmica de funcionamento da empresa. Além disso, nesse encontro, também foi passado para a Diretora de GP como ocorreria todo o projeto, suas fases, o cronograma e as entregas.
Execução do Projeto
Como mencionado anteriormente, a Alfa possuía uma demanda já direcionada ao PDI, pois a empresa já havia realizado ele anteriormente, porém, sem sucesso, por conta da dificuldade dos membros em seguir com os planos de ações sugeridos anteriormente. Portanto, grande parte da expectativa da Alfa em relação ao projeto baseava-se na aplicabilidade dele em si para com os membros.
Dessa forma, depois do alinhamento e das entrevistas qualitativas, o primeiro passo foi fazer um organograma interno para conseguir entender como a gestão da Alfa funcionava. Depois do entendimento do organograma, foi iniciada a construção da ferramenta em si. Por meio das entrevistas qualitativas e reuniões de alinhamento, foi possível chegar em uma relação de competências e habilidades essenciais, ou seja, quais delas eram extremamente necessárias para cada cargo existente na Alfa. Então, chegou-se à conclusão da existência de competências universais para todos os membros, algumas por área e também por cargo. A fim de elencarmos prioridades, cada competência foi avaliada por meio de uma matriz de relevância e urgência com base na individualidade e objetivo de cada colaborador. Com isso, cada um tinha atribuições individuais e personalizadas, validadas pela Diretora de Gestão de Pessoas, Presidente e Vice-Presidente da empresa.
Vale ressaltar que, na reunião de validação de competências, definimos um objetivo para cada cargo. Portanto, existiam objetivos pessoais, profissionais e gerais. Logo, cada um possuía objetivos que uniam a expectativa de desenvolvimento do próprio colaborador e as metas da empresa, o qual para ser alcançado contava com a potencialização das competências e habilidades elencadas. Assim, o objetivo geral de cada membro baseava-se em um mix de todos esses objetivos, os quais continham metas que iriam potencializar tanto a atuação de cada colaborador, como da empresa como um todo.
Portanto, cada membro da Alfa possuía uma própria planilha, a qual foi preenchida de maneira anônima pelos outros colaboradores. Nesse sentido, pedimos para todos os membros que trabalhassem com o membro em questão, dessem uma nota de 1 a 4 para cada competência e escrevessem o motivo da nota. Em seguida, coletamos esses feedbacks de todos os membros, compilamos a média das notas em uma planilha e juntamos todas essas informações de modo que os tópicos mais importantes fossem ressaltados. Com base nisso, analisamos os PDI’s de cada um, entendemos as competências que mais precisavam de atenção no momento, objetivando o atingimento do objetivo inicialmente traçado e criamos planos de ações de acordo com a matriz 5W2H. Depois disso, realizamos reuniões com os membros para conversar sobre os resultados individuais.
Conclusão
Cada membro tinha planos de ações personalizados para potencializar a atuação dentro da Alfa e atingir seus objetivos pessoais e profissionais. Como a principal demanda da empresa era fazer e aplicar tais planos de ações, orientamos os líderes de cada equipe a manter o acompanhamento constante dos planos de ações. Para isso, além das reuniões em si foi entregue um guia de acompanhamento de plano de ação personalizada para a realidade da Alfa, mostrando a melhor forma da empresa garantir que os planos de ações iam ser executados e supervisionados pelos líderes dos colaboradores.
Impacto
Assim, pode-se concluir com toda certeza que tal projeto foi um sucesso. Mesmo sendo o primeiro PDI que a RH Junior realizou, não medimos esforços em satisfazer ao máximo o cliente. Ao fim imediato do projeto, fomos avaliados pela Alfa com um Net Promoter Score (NPS) nota 10, sem nenhum ponto de desenvolvimento, apenas feedbacks positivos. O depoimento feito pela Diretora de Gestão de Pessoas da empresa dizia: “Contratamos a RH como uma forma de potencializar nossos resultados através do desenvolvimento dos membros e o resultado do projeto superou não só as minhas expectativas como as de todos os membros da Alfa!(…)”.
Além disso, após a finalização do projeto, fizemos o acompanhamento de 6 meses com o cliente, que visa um auxílio constante e a medição do impacto a longo prazo do projeto. Ao tal acompanhamento chegar ao fim, recebemos avaliação 10 tanto em relação ao serviço do acompanhamento em si, quanto ao impacto da nossa solução na Alfa Consultoria Jurídica Júnior.
Em suma, ficamos extremamente satisfeitos por atender da maneira mais completa possível as dores da Alfa e entregar um projeto personalizado que conseguiu alavancar o capital humano da empresa, alinhando diretamente com os resultados desta, potencializando seu crescimento.