Aprimoramento de Processos e Desempenho Profissional no Setor de Seguros

Introdução

Em Julho de 2016, a Consultoria RH Junior foi procurada por uma empresa atuante na área de agentes, despachantes e serviços de seguro. Fundada em 2009, a organização é constituída por sete funcionários e considerada uma das menores empresas empregadoras da região. Esta passava por certas dificuldades internas relacionadas à gestão de pessoas, de forma que, assim, a Consultoria RH Junior pôde auxiliá-la oferecendo soluções estratégicas.

Foram relatados pelos colaboradores da empresa sérios problemas como a falta de hierarquização dentro das áreas, de forma que não era presente a figura de um “líder” que pudesse comandar a equipe, e a desmotivação de funcionários antigos por conta da falta de perspectiva de crescimento dentro da empresa.

Diante destes problemas e a partir de um diagnóstico, a Consultoria RH Junior chegou à solução de que era necessário estruturar uma Descrição de Cargos e Funções bem como um Plano de Carreira na empresa.

Desenvolvimento

1. Imersão

A primeira etapa do projeto foi a Imersão. Nesta etapa os consultores puderam conhecer melhor a dinâmica da organização e seus funcionários através de entrevistas com três colaboradores da empresa.

Por meio das entrevistas, foi observado os cargos existentes na empresa, as funções atribuídas a cada um deles e a divisão de tarefas. Posteriormente, foi elaborado um questionário para compreender a fundo a realidade da empresa e a percepção dos funcionários acerca destas questões.

2. Questionário

A segunda etapa do projeto consistiu na aplicação de um questionário aos colaboradores da empresa. O questionário era composto por perguntas relacionadas aos cargos já existentes na empresa, às tarefas que eram realizadas, à rotina dos funcionários bem como sua percepção acerca do plano de carreira da empresa e a possibilidade de crescimento nela.

Essa etapa foi fundamental para compreender as relações entre os colaboradores e suas funções, as competências tidas como relevantes para cada cargo na empresa, as expectativas de gestores e as demandas de funcionários para posterior elaboração da Descrição de Cargos e Funções e do Plano de Carreira.

3. Elaboração da Descrição de Cargos e Funções

Uma vez compreendidas as atividades a serem realizadas dentro da empresa e analisados os cargos existentes, os consultores puderam elaborar a Descrição de Cargos e Funções, cujo objetivo era documentar as principais responsabilidades, contribuições e pré requisitos de cada função de determinado cargo para que essa fosse desempenhada.

Tendo em vista que os cargos existentes nem sempre transpareciam com clareza as expectativas da empresa perante os colaboradores, a Consultoria RH Junior delimitou novos cargos a partir de análises dos dados coletados nas entrevistas e dados do mercado.

Com o objetivo de facilitar a compreensão, os formulários de descrição dos cargos foram divididos em quatro campos: descrição detalhada do cargo e suas funções; especificações como competências gerais e técnicas requeridas bem como instrução; tarefas fora do escopo e por fim sugestões.

4. Elaboração do Plano de Carreira

Após elaborada a Descrição de Cargos e Funções,  as tarefas e responsabilidades de cada colaborador estavam bem determinadas, possibilitando a confecção clara do Plano de Carreira para a empresa.

O Plano de Carreira é uma ferramenta utilizada em gestão de pessoas que permite alinhar as competências, habilidades, expectativas e interesses dos colaboradores da empresa com a demanda de perfis por parte da organização em busca de atingir determinados objetivos.

Uma vez elaborado o Plano de Carreira, os funcionários têm  uma visão clara dos possíveis caminhos de desenvolvimento profissional dentro da empresa, ou seja, até onde podem chegar e como alcançar esse objetivo. Dessa forma, a Consultoria RH Junior pôde auxiliar a empresa na motivação de seus colaboradores que passaram a ter insumos para manter uma relação progressiva de desenvolvimento na empresa.

Conclusão

Por fim, os consultores puderam elaborar, a partir das informações obtidas com as  entrevistas com os colaboradores e responsáveis das áreas internas da empresa, um plano de ação que atendesse as deficiências que esta apresentava. A organização que procurou a  Consultoria RH Junior aderiu a maior parte das ideias apresentadas durante o processo de preparação do projeto, ficando amplamente satisfeita com os resultados finais que os colaboradores e a empresa como um todo apresentaram.