Contexto da empresa
A Grand Coffee é uma rede de cafeterias de alto padrão que fica instalada em edifícios comerciais e empresas para gerar um ambiente de convivência e integração através dos serviços oferecidos por eles e, principalmente, pelo café. A sede administrativa é localizada em São Paulo, na região do Brooklin. No momento em que entraram em contato com a Consultoria RH Junior, possuíam 20 colaboradores. Antes contavam com cerca de 70 funcionários, mas devido às intercorrências causadas pela pandemia, houve um corte de cerca de 50 colaboradores.
Reunião de alinhamento e diagnóstico
A reunião de alinhamento tem como objetivo conhecer as expectativas dos gestores, entender sua visão da situação atual da empresa e captar quais são as principais demandas existentes de acordo com eles.
Nesse momento, a Grand Coffee relatou que devido ao alto número de demissões, 2 cargos estavam fazendo muita falta para a empresa: Assistente Administrativo e Estagiário de Produção. O gestor já havia tentado contratar pessoas para esse cargo, mas nenhuma delas deu certo e acabaram indo embora. Por isso, ele decidiu buscar a Consultoria RH Junior para solucionar essa questão.
O turnover era muito alto e não encontravam a pessoa certa. Desejavam alguém que cumprisse com as exigências e que gostasse de estar na empresa, buscavam uma pessoa com fit cultural muito alinhado, para além do funil técnico.
Execução do Projeto
Pensando nisso e em todos os detalhes trazidos pela empresa, realizamos o Recrutamento e Seleção para as vagas.
O processo da vaga de Assistente ocorreu da seguinte maneira: A primeira etapa foi o briefing, após isso, as vagas foram colocadas na plataforma Reachr, alinhamos com a empresa quais testes eles gostariam que os candidatos fizessem na plataforma.
Depois que os candidatos eram aprovados nos testes, a equipe da Consultoria RH Junior realizava o screening, para alinhar expectativas e esclarecer questões cruciais. Após cumprirem as etapas e serem adequados para a vaga, eram encaminhados para a fase de entrevistas. Nessa etapa foi elaborado um roteiro de entrevistas completamente personalizado para a Grand Coffee. E com isso, enviamos uma short list para a empresa.
Com relação a vaga de estagiário de produção, o processo seguiu as mesmas etapas iniciais: briefing, publicação das vagas na Reachr, testes, screening e entrevistas.
Após os candidatos terem sido entrevistados, 5 pessoas foram selecionadas e receberam um case para apresentar em uma reunião com o gestor da Grand Coffee e com a equipe da Consultoria RH Junior.
No final, o gestor optou por congelar essa vaga, pois não era tão essencial naquele momento.
Conclusão
A Consultoria RH Junior realizou um processo de contratação personalizado de acordo com o que o cliente desejava e precisava e isso gerou impactos positivos na empresa.
O projeto de Recrutamento e Seleção foi realizado em 35 dias úteis. Uma das vagas acabou sendo congelada por não ser de extrema necessidade para o momento e a outra foi uma contratação considerada excelente, que atendia a todas as expectativas e necessidades da Grand Coffee.
Impactos
Um amplo alinhamento com o fit cultural e valores da empresa, possibilitaram bons resultados. Além da grande satisfação do cliente frente a contratação realizada, o gestor relatou que foi a melhor contratação que a empresa fez naquele momento. Isso porque a candidata cumpria com todos os requisitos e se adaptou bem a empresa.
O depoimento do gestor foi: “Defendo e recomendo pessoalmente o trabalho da RH Junior. Durante todo o projeto, vi desprendimento em entregar mais do que era demandado, com disposição e flexibilidade dos meninos que estavam comigo. O trabalho foi profissional e de excelência, do começo ao fim.”