Difusão da Cultura Organizacional: Empresa do Setor de Oncologia

Introdução

No segundo semestre de 2016, a Consultoria RH Junior foi procurada por uma empresa do setor de oncologia. Formada por cerca de 1100 funcionários, a empresa foi criada há menos de 10 anos e vem ganhando, atualmente, enorme visibilidade no mercado quanto a tratamentos e pesquisas contra o câncer.

Adquirindo participações em outras diversas clínicas de oncologia ao redor do país ao longo dos anos, a empresa formou-se como um grupo. Como consequência, sentiu a necessidade da implementação de uma cultura única, que repercutisse os a missão da empresa (vencer o câncer) de uma maneira ímpar em todas as clínicas ao redor do Brasil. Dessa forma, a empresa realizou um evento chamado “Evento da Cultura”, cujo objetivo foi disseminar os valores da empresa nas mais diversas clínicas. Tal evento de representatividade acabou por incentivar funcionários de todos os tipos e regiões a falarem sobre competências desenvolvidas, relatos e dividir experiências entre si.

Mesmo assim, a empresa não podia afirmar com certeza se esses funcionários possuíam noção da dimensão e importância deles no contexto interno. Assim, a Consultoria RH Junior foi solicitada para verificar se os funcionários estavam aderindo aos valores gerais da empresa e entendendo o impacto que eles, ao realizarem suas atividades, tinham na vida de muitos pacientes.

Desenvolvimento

A partir da primeira reunião, do dia 26 de julho de 2016, a Consultoria RH Junior apresentou seus serviços para uma das responsáveis pela área de Recursos Humanos da empresa, essa, interessou-se pela ferramenta “Pesquisa de Cultura Organizacional”, uma ferramenta que tem por objetivo medir e avaliar qualitativamente como uma cultura é implementada em um ambiente de trabalho. Semanas depois, o projeto deu-se início.

Primeiramente, os consultores dirigiram-se até a empresa cliente para dar início à fase de imersão, em que esses vão ao local de trabalho para entender melhor o cenário e as demandas existentes no ambiente, para, em diante, pensar em como aplicar a ferramenta “Pesquisa de Cultura Organizacional”. Os consultores, assim que chegaram, conversaram com cerca de 12 coordenadoras da “Área de Gente”, responsáveis pela difusão dos valores, missão, visão, objetivo e da cultura nas diversas clínicas. Essa conversa teve o intuito de elaborar um questionário, futuramente aplicado aos colaboradores das clínicas, como forma de verificar o grau de aderência que as clínicas pertencentes à empresa tiveram a essa única cultura (“Lutar e vencer o câncer”), comparando a aderência entre clínicas dos mais diversos estados, e o quanto as pessoas se adaptaram e implementaram no dia a dia esses novos valores.

A partir da conversa, os consultores puderam entender o que seria interessante questionar inicialmente aos colaboradores do grupo, como por exemplo de que modo aconteceu a implementação da cultura nas clínicas em que trabalham; sendo assim, uma forma de preparo para a formulação do questionário oficial. Esse questionário teve embasamento de professores da FGV-SP docentes da disciplina Pesquisa de Mercado. Além disso, o questionário, antes de ser aplicado aos demais colaboradores, foi 100% validado pelas coordenadoras de Gente, como firmado pela empresa e a Consultoria RH Junior no contrato comercial.

Conclusão

A partir de questionamentos estratégicos, os consultores da Consultoria RH Junior puderam analisar as respostas obtidas de colaboradores de todas as partes do país e verificar o grau de aderência da cultura única nas clínicas, checando se os funcionários reconhecem de fato a importância que eles possuem na vida dos clientes e como estão contribuindo para o objetivo final da luta contra o câncer.

Como resultado, nossa equipe percebeu que os valores que o grupo queria transmitir às suas demais clínicas nao estava 100% consolidado nas diversas unidades espalhadas pelo território brasileiro. Em algumas regiões, principalmente perto de São Paulo, muito dos valores eram reconhecidos na cultura organizacional dessas unidades. Já em outras regiões, os valores estavam dispersos e não eram percebidos no dia a dia daquelas unidades.

Por fim, a empresa cliente teve suas necessidades atendidas pelos serviços da Consultoria RH Junior, o qual era medir o grau de aderência da cultura do grupo em suas filiais espalhadas pelo Brasil. Com os resultados expostos qualitativamente, a empresa tem noção de quais medidas devem ser tomadas e em quais unidade agir, de modo que a cultura seja, de uma vez por todas, consolidadas em 100% das unidades.