Arquivos da categoria: Notícias

Com o aprofundamento internacional da integração econômica, política, social e cultural, desde meados da década de 80, as diferentes realidades das empresas em todo o mundo sofreram transformações com o aumento incessante da concorrência, fazendo com que, a força denominada Concorrentes por Michael Porter, em seu modelo das 5 forças para analisar o ambiente externo das empresas, pressionasse  a rentabilidade de cada setor da economia mundial. Com isso, a diferenciação em relação ao mercado se tornou cada vez mais importante para a conquista da fidelidade do cliente e, por isso, as empresas vêm buscando meios de gerar vantagens competitivas temporárias ou, nas melhores hipóteses, duradouras, as quais são denominadas “sustentáveis”. Segundo Jay B. Barney e William S. Hesterly, em seu livro “Administração Estratégica e Vantagem Competitiva”, é possível gerar vantagem competitiva seguindo um modelo de desempenho voltado para os recursos, competências e atividades controlados por uma empresa: o modelo VBR.…

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Desde sempre, as empresas tentam criar meios de maximizar sua produtividade através dos funcionários. Com o passar do tempo, são notáveis as mudanças nas estratégias das organizações em relação à condição que é dada aos funcionários no âmbito empresarial. Hoje, as estratégias com enfoque na recompensa atrelada, diretamente, com o desempenho do funcionário, vêm sendo substituídas por uma estratégia que promove o bem-estar e a felicidade do empregado a fim de fortalecer um fator que é visto como uma alavanca do desempenho dos funcionários: a motivação. Entendida como uma força intrínseca que orienta o comportamento das pessoas, na qual os esforços se concentram em atingir um único objetivo, a motivação pode estar atrelada a diversos fatores nos resultados de uma organização. Normalmente, quando o contexto dos interesses da empresa condiz com os interesses do funcionário, significa que as exigências de ambos os lados são favoráveis a haver motivação por parte do empregado. Ou…

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A competitividade no mercado de trabalho está cada vez mais acirrada nos tempos atuais. Empresas em geral, principalmente as pequenas e médias, estão em busca de alternativas para ganhar forças e superar os limites da concorrência. Um meio muito procurado atualmente são as parcerias, realizadas inclusive pelas empresas juniores de todo o Brasil. As parcerias, segundo André Nunes Pestana, jornalista do blog Infonet e professor da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe, surgiram após o modelo do capitalismo dos anos 80 ser superado. Antes, era algo centrado na maximização dos resultados, com foco apenas no lucro excessivo e sem grandes preocupações com as reais necessidades dos clientes. Com a estabilização da economia, o consumidor passa a ser mais presente e a cobrar com mais força de forma que as parcerias passaram a existir com mais propriedade. Sendo elas uma troca de favores entre duas empresas, as parcerias visam os…

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Viver em sociedade é sinônimo de possuir diversas possibilidades e formas de se constituir como um ser. O indivíduo social é influenciado por todo o contexto que o permeia, como a sua classe social ou o período histórico, e pelas atividades e relações com as quais se envolve. Sendo assim, o trabalho é um dos aspectos que gera grande impacto na formação pessoal, principalmente quando se trata de jovens, uma vez que estes ainda estão passando por um momento de experimentação e de autodescoberta. Na realidade de alguns universitários existe a oportunidade de se conhecer e crescer em uma empresa na qual haverá a possibilidade de exercer diferentes papéis em diferentes áreas, como é o caso das empresas juniores. Ao entrar em uma empresa júnior, o estudante se depara com um ambiente totalmente gerido por pessoas da sua idade, o que abre um leque de alternativas de atuação que envolve…

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“É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade.” (Imannuel Kant) Em tempos de maior concentração de renda devido à crise de 2008, 1% da população mundial detém 50% de todo o PIB mundial (US$ 38,5 trilhões) e, em termos de Brasil, 1% de nossa população detém 27% da riqueza nacional (US$ 600 bilhões). É necessário pensarmos em modos de promover a mobilidade social para frear a desigualdade econômica presente no mundo. Entretanto, existe possibilidade dos Recursos Humanos contribuírem para essa causa? Com certeza! A maior possibilidade de libertação do homem é pela educação e é centrado nessa questão que podemos traçar planos de ação. O primeiro ponto é através da Descrição de Cargos: ao promover o mapeamento das competências técnicas e comportamentais necessárias a um cargo, os funcionários têm ciência do que necessitam. Já o Plano de Carreira & Salários proporciona um futuro dentro…

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“Se quisermos, podemos viver em um mundo de ilusão reconfortante.” (Noam Chomsky) O feedback é uma das ferramentas mais importantes de comunicação que permitem um aprendizado contínuo. Tais críticas e sugestões permitem melhorias nos relacionamentos pessoais e nos desempenhos da vida profissional. A melhor maneira de se autoconhecer é quando reservamos parte de nosso tempo para a autorreflexão. A crítica, construtiva ou não, às vezes é a melhor maneira para promover mudanças em nossa vida. Mas como começar um autofeedback? Abaixo sugerimos algumas dicas: Compre um caderno de anotações ou use um modelo pronto (como o nosso abaixo) para começar as suas anotações. Reserve parte do seu tempo para a reflexão, de preferência de 15 a 20 minutos do seu dia. Procure um lugar privativo que lhe relaxe. Comece a escrever o que vier em sua mente. Nunca compartilhe com ninguém as suas anotações. Pratique suas anotações diariamente. Faça disso…

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Administração: um curso amplo, com diversas diretrizes, opções, opiniões, diversos mundos em poucos metros quadrados e várias horas de aula semanais. Marketing, Sustentabilidade, Finanças, Recursos Humanos, Tecnologia, Estratégia… Como um jovem de aproximadamente 20 anos conseguirá definir o que ele acredita ser o caminho de sua vida? Como trilhar sem erros? Como descobrir o que você ama? Em meio a tantos questionamentos e opções, a RH Junior Consultoria, juntamente com o Centro de Carreiras FGV observou a demanda de um espaço para os alunos conseguirem mergulhar em experiências de diversos setores. Assim, projetamos e colocamos em prática o evento Semana de Carreiras – Descubra o que você ama.  Dessa forma, nessa segunda edição do evento em 2016, selecionamos os principais temas procurados pelos alunos de Administração na FGV EAESP segundo o Centro de Carreiras FGV: Finanças, Tecnologia, Marketing e Consultoria. ” É legal participar de evento que gostaria que existisse…

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O autoconhecimento é o que o indivíduo entende sobre si mesmo. Tal consciência é alcançada por meio de reflexões em que a pessoa passa a compreender melhor o seu perfil, características, qualidades e defeitos. Por meio deste mapeamento pessoal, é possível identificar pontos os quais necessitam de mudanças, assim como modos que permitam o desenvolvimento individual. Dessa forma, obtém-se um melhor entendimento dos seus desejos e, consequentemente, uma visão mais clara dos seus objetivos. Tal processo de formação do autoconhecimento mostra-se fundamental para a obtenção de resultados mais satisfatórios e maiores aprendizados dentro do meio organizacional. Segundo Peter M. Senge, professor sênior na MIT, há cinco disciplinas que são fundamentais para uma empresa que visa o desenvolvimento e o aprendizado: domínio pessoal, modelos mentais, aprendizagem em equipe, visão compartilhada e pensamento sistêmico. Todos esses tópicos citados possuem como base o autoconhecimento pelo fato de delimitarem o objetivo pessoal ou compartilhado,…

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Ideologia é um conjunto de ideias que constituem os objetivos primordiais do indivíduo, expectativas e ações, sejam econômicas, sociais ou políticas. Essas ideologias se estendem por toda vida destes, inclusive no mercado de trabalho. Vendo por outro lado, as empresas também possuem suas ideologias: são elas sua identidade organizacional, o “DNA da empresa” – a missão, a visão e os valores. Para conquistar seu “pote de ouro”, as empresas precisam de ideais alinhados com os de seus funcionários. Mas, como conquistar essa árdua missão, visto a diversidade de ideologias presentes no mercado de trabalho? Primeiramente, a organização tem que ter claro sua identidade organizacional. Segundo Allan Kaplan, do Communnity Development Resources Association – CDRA da África do Sul, a primeira condição para uma organização capacitada, o pré-requisito sobre o qual todas as outras capacidades são construídas, é o desenvolvimento de uma estrutura conceitual que reflita o entendimento do mundo por…

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Em mercados cada vez mais competitivos, a diferenciação de mercado tornou-se um requisito para a sobrevivência das empresas em longo prazo, porém, ainda não é visto pelos profissionais o potencial de práticas de gestão de pessoas, como a remuneração, para gerar o aumento de desempenho das empresas. Assim, pretendo esclarecer em meu texto como a remuneração voltada para a estratégia da empresa pode elevar a produtividade desta e reduzir seus custos. Toda a base das empresas são pessoas, de forma que quando estes se desligam, geram a instabilidade até que novos colaboradores sejam contratados, treinados e adquiram experiência, o que custa à organização tempo, esforço e dinheiro. Para evitar isso, os gestores de recursos humanos devem olhar para os salários de maneira estratégica para mudar a organização e não como custos ou despesas. Com isso, é necessário avaliar a relevância de cada funcionário baseando-se na experiência e no desempenho de…

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