De acordo com o Instituto Great Places to Work, que lista anualmente as melhores empresas para se trabalhar, o ponto de vista daqueles que vivenciam o dia-a-dia da organização é determinante para que essa avaliação seja feita. Uma característica em comum entre as empresas listadas é a capacidade de ouvir o que os colaboradores têm a falar. Além disso, sabe-se que, muito além de um bom salário, o trabalhador busca um ambiente onde as relações sejam saudáveis, no qual ele seja reconhecido e possa se desenvolver. Entender a percepção das pessoas em relação ao seu local de trabalho e ambiente em que está inserido diariamente pode ter grande impacto na produtividade de uma organização e é nesse contexto que a Pesquisa de Clima Organizacional possui grande valor.
A Pesquisa de Clima Organizacional (PCO) é uma ferramenta de gestão de pessoas que possibilita o entendimento do ambiente interno de uma organização, viabilizando a identificação de problemas que, muitas vezes, passam desapercebidos no decorrer do dia-a-dia. Essa ferramenta busca, por meio da opinião dos colaboradores, entender como alguns pontos de grande relevância para a organização têm sido percebidos por eles. Alguns dos indicadores importantes são, por exemplo, a comunicação interna, o espírito de equipe, o relacionamento com o gestor e a transparência. No entanto, para que a PCO proporcione insights valiosos para os gestores, o sigilo, a imparcialidade e a confiança devem ser prioridade.
A realização da Pesquisa por si só não é, no entanto, suficiente para que grandes impactos sejam causados na empresa. Isso porque as informações coletadas perdem seu valor se não forem analisadas e interpretadas. Os insights obtidos devem, então, ser caracterizados por nível de prioridade, de acordo com uma escala de urgência, para que sejam examinados de forma mais aprofundada. Posteriormente, o que de fato impactará no desenvolvimento de um ambiente de trabalho mais saudável serão os planos de ação desenvolvidos para suprir os pontos que necessitam de maior atenção e melhoria.
A Pesquisa de Clima Organizacional e os planos de ação a ela associados podem impactar diversos aspectos da organização relacionados com a satisfação dos colaboradores, sua produtividade e a qualidade do trabalho realizado. Assim, as soluções proporcionadas pela PCO beneficiam tanto o dia-a-dia dos colaboradores quanto dos gestores, evidenciando a importância da valorização da percepção dos que vivenciam o cotidiano da organização.
Por Paula Nicchio, graduanda em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas e consultora da RH Junior Consultoria