BLOG

Impactos Profissionais e Pessoais Advindos de Recursos Humanos

         A área de Recursos Humanos é responsável por administrar e gerir os funcionários em seu meio de trabalho. Sendo assim, o profissional dessa área necessita estar atento às demandas expostas por cada integrante da empresa, de maneira a entender que esse indivíduo interage com o meio exterior e com seus colegas de trabalho. Dessa forma, esse departamento empresarial é tido como uma âncora aos funcionários ao acreditar e estimular a crença no potencial individual de cada membro.    

É importante deixar claro que os resultados da área de Recursos Humanos não são, por muitas vezes, concretos e numéricos. Sem dúvida existem as implementações de propostas inovadoras nas empresas que causam consequências perceptíveis até mesmo externamente. Entretanto a área de RH abrange um universo muito maior do que políticas e atividades que tragam resultados palpáveis, visto que o desenvolvimento pessoal e profissional advindo da gestão – muitas vezes – não é colocado em pauta, uma vez que se trata de uma transformação menos palpável e mais individual de se identificar, mesmo sendo de igualmente impacto.

            O desenvolvimento profissional e pessoal do gestor que lida com o gerenciamento de pessoas ocorre de maneira silenciosa e enriquecedora. Para trabalhar o estímulo e motivação no próximo exige conhecimento de si mesmo, uma vez que valida-se a própria consciência sobre os impulsos interiores capazes de estimular outros enquanto seres humanos. Sendo assim, o profissional da área de Recursos Humanos é, então, constantemente impulsionado a realizar um processo de ressignificação de acontecimentos em sua própria mente a fim de solucionar conflitos e engajar de diferentes maneiras os diversos profissionais.

            Assim sendo, o constante desafio por impulsionar o trabalho e o ambiente de trabalho de uma empresa é algo extremamente necessário de ser enfrentado. Através de uma área de Recursos Humanos sólida as demandas internas são mais facilmente solucionadas. Este setor da empresa não deve agir somente em momentos pontuais, mas sim de forma contínua e presente, pois aí, se constrói uma cultura mais sólida e concreta, prevenindo e remediando empecilhos para o desempenho da empresa de uma forma mais aprofundada e duradoura.

         Portanto, ao mencionar os frutos advindos das implementações realizadas pela área de recursos humanos na esfera organizacional, o reconhecimento e constatação surge a partir de resultados exteriores direcionados aos funcionários ou no próprio funcionamento empresarial, ignorando-se o surgimento primordial da mudança que parte do emissor que a elabora. Dessa maneira, é válido destacar a grande capacidade de transformações promovidas por tal área ao possibilitar o desenvolvimento pessoal e profissional do gestor de forma enriquecedora.


Maria Fernanda Mafra, graduanda de Psicologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie e coordenadora de Recursos Humanos na Consultoria RH Junior. 

 

 

 

 

Categorias