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Cultura Organizacional: Motor do Crescimento e dos Resultados de uma Empresa

  • Foto do escritor: Consultoria RH Junior
    Consultoria RH Junior
  • 25 de jun. de 2018
  • 3 min de leitura

O termo “cultura”, em resumo, representa um complexo de normas e valores admitidos coletivamente dentro de um grupo ou sociedade, ou seja, as crenças, os conhecimentos, os costumes, as leis e a moral. Quando falamos em Cultura Organizacional, nos referimos a nada além do modo de vida de uma empresa em todos os seus aspectos. As regras e políticas, as técnicas, as ideias, a rotina e os valores adotados pelos colaboradores de uma organização são exemplos de componentes de sua cultura. E quais os privilégios de ter uma Cultura Organizacional forte e esclarecida dentro do ambiente de trabalho?A produtividade de uma equipe depende da sinergia existente entre os integrantes, isto é, a capacidade de somar esforços para que em conjunto e em sintonia seja alcançado um resultado de êxito, potencializando e superando o desempenho esperado das partes individualmente. Para que haja sinergia, é primordial que os colaboradores possuam objetivos maiores em comum, tenham suas expectativas alinhadas e se identifiquem com os mesmos valores, em outras palavras, compartilhem de uma mesma cultura. Essa partilha de práticas e unidade de propósito que irá garantir um fiel compromisso e uma estimulante afinidade com a organização, além de designar a ''personalidade'' da mesma. Empresas como 3M, Sony, Facebook, IBM, Honda e Google estão entre aquelas que ostentam fortes culturas, aumentando o nível de satisfação e motivação dos colaboradores e consequentemente intensificando o rendimento e desempenho das equipes. Consequentemente, privilegiam-se de um fortalecimento nos resultados e de um enriquecimento na visibilidade.Assim como o Google, o Facebook, por exemplo, ao passo que disparou em crescimento, virou sinônimo de cultura empresarial única, onde as reuniões diárias são feitas em salas abertase os horários de trabalho são flexíveis, caracterizando uma cultura transparente e que incentiva a meritocracia.Há culturas organizacionais adaptativas, determinadas pela maleabilidade e voltadas para a inovação e mudança, há culturas mais conservadoras, que prezam pela manutenção de ideais e tradições. Mas, um ponto em comum entre todas as culturas é que todos os colaboradores devem acreditar no que estão fazendo.Nesse momento, abre-se margem para algumas possíveis perguntas: As respostas estão na manutenção e no investimento em Recursos Humanos.Existem ferramentas e processos ligados a gestão de pessoas que estão muito relacionados ao entendimento e monitoramento de cultura organizacional, a Pesquisa de Clima Organizacional é um deles. Esse mecanismo promove um diagnóstico abrangente e profundo do clima da organização, em todos os seus aspectos. Tanto clima quanto cultura influenciam continuamente no desempenho e nos resultados, apesar de representarem conceitos distintos, sendo o clima um reflexo do dia a dia da empresa e do engajamento dos colaboradores no momento atual. Visto isso, um mapeamento recorrente do clima de uma organização permite um entendimento preciso e concreto sobre o grau de satisfação dos membros em relação a mesma, que está proporcionalmente relacionado com a qualidade e potência da cultura. A assertividade no Processo Seletivo de uma empresa também é essencial para a garantia de uma cultura forte e contínua. É preciso, na hora da escolha dos novos membros, ter em mente a análise de seus valores, ideais e objetivos, que podem, ou não, estar alinhados com a cultura da empresa. Tal alinhamento é primordial para evitar a contratação de pessoas que não se identifiquem com o ambiente de trabalho, não consigam aderir aos propósitos da organização e, assim, saiam em pouco tempo. Essa identificação do candidato com a cultura da empresa é chamada de e, portanto, para que ele ocorra, é muito importante que a estruturação e avaliação do Processo Seletivo seja estratégica e acompanhada por profissionais de Recursos Humanos.Por fim, é possível concluir que a cultura representa o universo simbólico de uma organização, que tanto atrai como retêm membros motivados e norteados por um mesmo rumo, exprimindo a identidade e a marca de uma organização.

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