Pesquisa de Clima Organizacional e Avaliação de Desempenho: empresa do setor de tecnologia

Introdução

A Consultoria RH Júnior foi procurada por uma Empresa Júnior que atua em projetos
de computação, como por exemplo o desenvolvimento de sites, aplicativos móveis, e-commerce,
sistema web e soluções personalizadas em TI. Com 54 membros e 21 anos de
funcionamento, ela se localiza em Brasília e é organizada pelos alunos da UnB.
O projeto da Pesquisa de Clima Organizacional e Avaliação de Desempenho teve início em 7 de outubro de 2020 e se desenrolou até o dia 30 de novembro
de 2020.

As principais demandas da empresa relacionavam-se com o crescimento considerável
do número de membros, mas sem a adequação dos processos internos para a nova estrutura,
também se fazia necessária uma avaliação tanto entre os membros, quanto dos membros para
com a empresa de modo geral. Ou seja, a empresa estava tendo dificuldades em passar as
informações do RH e lidar com o comportamento individual, de acompanhar a atuação dos membros sob a visão de seus colegas e supervisores e subordinados e como os colaboradores se sentiam em relação à empresa no geral.

Desenvolvimento

Pesquisa de Clima Organizacional

Compreender qual é a visão dos próprios membros a respeito da empresa é essencial
para conseguir traçar planos de ação certeiros e que priorizem as principais demandas da
organização. Sendo assim, foi desenvolvida uma Pesquisa de Clima Organizacional, a qual
abrangeu questões de diversos âmbitos da empresa, tal como, de cultura e comprometimento,
de feedbacks, de bem-estar e integração, da execução do trabalho, das áreas e estrutura interna, do relacionamento com externo e das metas. Nesse sentido, pesquisa é capaz de captar dados de forma quantitativa sobre a identificação dos membros com o ambiente de trabalho e a partir disso, conseguimos desenvolver sugestões de planos de ação que a organização poderia adotar para sanar cada demanda identificada.

Manual de Comprometimento

Em relação à tentativa de proporcionar um maior alinhamento e entendimento dos membros com as normas e culturas da empresa, o Manual de Comprometimento se encaixou perfeitamente como uma solução. Por isso, criamos um documento visual e objetivo que priorizou a transmissão dos principais pontos trazidos pela empresa como relevantes para os membros, buscando estimular a relação dos membros com a cultura e regimento interno que devem seguir de uma maneira mais acessível. Além disso, a partir dos insumos coletados na Pesquisa de Clima Organizacional e na imersão dos consultores da Consultoria RH Júnior na empresa foi possível estabelecer sugestões de mudanças a respeito de normas internas que poderiam ser revistas.

Avaliação de Desempenho

A partir da construção da Avaliação de Desempenho, a RH Junior pode desenvolver
maneiras que facilitassem a metrificação das competências e habilidades dos membros para
um acompanhamento do desenvolvimento de cada indivíduo. Além disso, outro ponto a ser destacado é o estímulo à cultura de feedbacks incentivando os membros a apresentarem uma visão crítica do
trabalho dos colegas e apontarem pontos de desenvolvimento ou reconhecimento nas secções destinadas para isso na Avaliação. Ademais, a empresa foi instruída ao longo de todo o processo para conseguir explicar da melhor maneira a importância destas soluções para o membro, tanto por conversas, como cartilhas a serem compartilhadas com ela. A Avaliação de Desempenho permite que o membro entenda como está sendo seu trabalho, quais são seus pontos fortes e quais pode desenvolver mais. Além disso,  proporciona um momento de autorreflexão sobre sua atuação na empresa.

Conclusão e Resultados

Com todas as soluções abordadas a empresa conseguirá potencializar seu capital humano, focando na sua gestão de pessoas, podendo compreender mais sobre seus membros e assim, tomar decisões ainda mais estratégicas que visem sempre impulsionar o seu desenvolvimento interno e resultados. E acima de tudo conseguimos levar a importância do olhar para a gestão de pessoas da Empresa Júnior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat