Cases de Sucesso

Reestruturando Cargos e Carreiras no Setor de Panificação

Introdução

No mesmo ano, a Consultoria RH Junior aplicou uma Pesquisa de Clima Organizacional, a qual foi a base para descobrir os reais impasses presentes na organização e traçar planos de ação.  Diante das questões levantadas na análise de clima, a organização notou o impacto de uma gestão de pessoas bem estruturada e deu continuidade à reestruturação em conjunto com a Consultoria RH Junior.

Em abril de 2017, uma empresa do setor de panificação contactou a Consultoria RH Junior. Formada por 68 colaboradores, a organização possui pontos de venda em São Paulo capital e algumas cidades do interior, no Rio de Janeiro e na sua Loja Fábrica, no Jardim Monte Kemel. A empresa está alcançando uma grande visibilidade no mercado e projetando sua marca no segmento de pães, bolos e biscoitos artesanais, no entanto, demandas relacionadas à gestão de pessoas impediam o pleno funcionamento da empresa.

A etapa seguinte consistiu no desenvolvimento da Descrição de Cargos e Funções e do Plano de Carreiras da empresa, ferramentas que possibilitam organizar tarefas e responsabilidades dos funcionários, competências necessárias para desempenhar tais atribuições em cada cargo, bem como motivar os colaboradores a ascender na empresa.

Desenvolvimento

  1. Imersão

Para o início do projeto, as consultoras realizaram a etapa de imersão, ou seja, visitas à fábrica para a observação e compreensão das atividades realizadas pelos funcionários. Essa etapa é de extrema importância pois permite que sejam coletadas informações que darão base às entrevistas.

Outro produto resultante dessa fase é a identificação dos pontos a desenvolver citados pelo gestor na reunião de diagnóstico.

  1. Elaboração e aplicação dos questionários

Depois da compilação dos dados coletados na fase de imersão, foram estruturados os questionários, a serem respondidos por uma amostra de 30% dos funcionários do setor de produção, escolhidos pelo gestor e por 100% da administração.

Os questionários foram validados por professores da Fundação Getulio Vargas, Sérgio Amad e Marcelo Pinheiro, para que tivessem garantia de sua efetividade.

Foram abordados nos questionários temas como rotina, tarefas, responsabilidades e perspectiva de ascensão dos funcionários de cada cargo.

  1. Análise dos resultados e estruturação da Descrição de Cargos e Funções e do Plano de Carreira

A equipe de consultoras compilou e analisou cuidadosamente os dados sobre cada cargo e setor e, com o embasamento teórico da base de dados da Catho e estudos sobre Recursos Humanos, puderam estruturar a Descrição de Cargos e Funções, personalizados para os funcionários da empresa.

Além disso, foi utilizado o modelo CHA (competências, habilidades e atitudes) para a determinação das características essenciais para cada cargo, para que as funções possam ser executadas com mais qualidade por aqueles que possuam as características adequadas.

Nota-se a necessidade dessa ferramenta uma vez que os funcionários tinham pouco conhecimento sobre as funções dos outros cargos de sua área, além de não concordarem com o nome de muitos cargos.

Portanto, houve uma renomeação de cargos para que estivessem adequados às funções, criação de novos cargos e a instituição da área de Marketing.

A seguir foi elaborado o Plano de Carreira, que utilizou-se das mesmas etapas da outra ferramenta, tomou como base a nova descrição dos cargos para determinar as possibilidades de ascensão para cada um deles e também a plataforma Catho, para melhor alinhamento com o atual mercado de trabalho.

Essa ferramenta tem a vantagem de motivar os funcionários a realizarem um trabalho cada vez melhor e a subirem de cargo, uma vez que os pré-requisitos para isso já são de conhecimento dos mesmos.

  1. Documentação final

A última etapa, após a coleta e interpretação de todos os dados, questionários e estruturação das duas ferramentas, consiste na elaboração de um relatório contendo todas as etapas, descrição de todos os cargos e funções e os organogramas de suas respectivas perspectivas de ascensão. Foi entregue ao gestor da panificadora para que este pudesse aplicar a Descrição de Cargos e Funções e o Plano de Carreira em sua empresa e solucionar as demandas feitas à Consultoria RH Junior.

Conclusão

Após a realização da imersão e da fase de entrevistas qualitativas, foi possível entender a realidade atual da instituição e do funcionamento dos cargos.

Com a obtenção desses dados e a utilização do modelo CHA (competências, habilidades e atitudes), foi possível estruturar uma ficha descrevendo cada cargo e função, levando em consideração o escopo da instituição e as realidade atual. A partir disso foram desdobrados o organograma da empresa, as possibilidades de ascensão dentro dela, junto com as competências necessárias para este crescimento e assim foi possível delimitar o plano de carreira para cada setor.

Com todo o desenvolvimento  das tabelas e do modelo organizacional, foi estruturado um documento e entregue aos gestores para ser aplicado e impactar diretamente no clima organizacional e na satisfação dos colaboradores perante a carreira.