Leia nossos artigos:


Blog

Contextualização e exemplos “Fecharemos por tempo indeterminado” ou “o que o home office pode ganhar com a crise?”, foram frases repetidas por departamentos de vários setores pelo Brasil afora, devido ao momento atual. A crise causada pelo Covid-19 forçou as pessoas a se reinventarem e restabelecerem um novo modo de trabalho. Do dia para a noite, o mundo todo precisou se adaptar ao home office. Isso fez com que as empresas continuassem funcionando e permitindo que a economia, uns dos grandes pilares da democracia, pudesse continuar girando. Independente disso, questiona-se: essas empresas têm conseguindo aproveitar essa mudança? O setor produtivo brasileiro tem grande adaptabilidade? Toda crise gera oportunidades. O diferencial é que essas oportunidades sejam somadas à boa gestão de pessoas desenvolvida na empresa. Um exemplo desse aproveitamento eficiente, seria a gigante empresa de moda Amaro. Essa rodou uma pesquisa de satisfação aos seus funcionários: 76% deles estavam se sentindo…

Leia mais

Imagem que exemplifica o desenvolvimento do Design Thinking, por meio de dinâmicas e brainstorming.

Leia mais

A consolidação da cultura organizacional surge a partir das práticas diárias e das metas alcançadas ou que ainda estão em andamento dentro das organizações. Em prol de uma consolidação eficiente, é fundamental pensar em como a motivação dos colaboradores se fundamenta, visto que essa está intimamente ligada a produtividade dos mesmos. Diante disso e do cenário atual algumas questões surgem inevitavelmente, como: será possível manter práticas de incentivo a motivação em momentos de isolamento e reajustes estruturais e ainda sim conseguir estar preparado para os desdobramentos da pandemia do novo Coronavírus? É fato, estamos diante de uma situação nunca vista antes; empresas passando por mudanças estruturais drásticas em poucos dias, muitas vezes com poucos recursos para tal processo, a situação por si só é alarmante. Nesse sentido, é preciso aprender a lidar não só com a complexidade do cenário atual que nos impacta, mas também com o alto grau de…

Leia mais

Imagem que ilustra a importância capital humano no mercado financeiro

            Atualmente, uma empresa que faz uma boa administração de seu capital humano, respeitando as individualidades de cada pessoa, tem maiores chances de se alavancar em qualquer tipo de mercado existente. Entretanto, existe um segmento super renomado que mantém algumas práticas as quais ainda têm muito para aprender com essa maneira de gerir os colaboradores – o mercado financeiro. De forma breve, o mercado financeiro abrange qualquer agente que age em torno da compra e venda de ativos financeiros, sendo esses denominados como qualquer bem econômico da empresa, o qual é obtido por um direito contratual. É preciso falar sobre relação entre o mercado financeiro e gestão de pessoas, que é um paradigma do mundo corporativo desde sempre. No início da época industrial, trabalhadores não tinham muito poder de mudança em relação as suas condições, justamente pelo fato de seus patrões focarem esforços no lucro da empresa acima de tudo…

Leia mais

liderança

Ouve-se muito falar que a figura de liderança é imprescindível para o ambiente de trabalho, mas afinal, como a postura de uma única pessoa pode alavancar tanto o crescimento da organização? A chave para o segredo é que um bom líder, segundo Jan Carlzon, não é aquele que sabe de tudo, mas sim o escolhido para reunir os conhecimentos disponíveis e então criar os pré-requisitos para a realização do trabalho. Por meio de uma boa liderança a empresa terá colaboradores motivados, um clima organizacional satisfatório com boas relações de trabalho, clientes satisfeitos entre outros resultados positivos. Contudo, antes de adentrar sobre o papel de um bom líder no espaço corporativo, torna-se de suma importância conceituar o termo liderança para familiarizarmos com as questões a serem abordadas. Diversas pesquisar foram realizadas para definir tal terminologia, entretanto dentre as diversas encontradas destaca-se a colocação de Franco, o qual ressalva que “A melhor maneira…

Leia mais

Sempre que você realiza um investimento na sua empresa, é natural esperar que o capital gasto volte para o negócio em um momento futuro. Investir em Gestão de Pessoas, até mesmo nos tempos de crise, é garantir o fortalecimento das estruturas internas de uma organização. Apesar de ser um termo mais utilizado nas áreas de finanças e marketing, o ROI também pode ser aplicado no setor de recursos humanos, como forma de avaliar e promover quanto valor a área gera para a empresa. O retorno sobre investimento, ou ROI (em inglês, “return on investment“) é uma métrica utilizada para medir os rendimentos obtidos a partir de um investimento. Assim, o resultado obtido através do cálculo, na prática, mostra quanto a empresa ganhou ou perdeu em relação ao total investido. O ROI é considerado um dos indicadores mais estratégicos para ser aplicado em gestão de pessoas, mas para que ele seja útil,…

Leia mais

recursos humanos digital

recursos humanos digital

Leia mais

Clima Organizacional

O que é necessário para que uma empresa obtenha sucesso? Vários fatores são responsáveis pelo êxito de um negócio, sendo um deles o capital humano. De acordo com Chiavenato (1999), autor brasileiro na área de administração e recursos humanos, o fator humano tem sido responsável pela excelência de organizações. Com isso, a principal vantagem competitiva de uma empresa é obtida por meio do desempenho de seus colaboradores. Para que o colaborador execute suas atividades com cada vez mais excelência é necessário que estejam satisfeitos com o ambiente de trabalho, tenham bom relacionamento com os outros membros e, principalmente, estejam motivados a trabalhar.  Ou seja, é importante que a empresa tenha um bom clima organizacional. Lideranças da empresa devem estar cientes de seu papel perante a motivação de seus funcionários, sendo pontes entre as dificuldades dos colaboradores e as devidas soluções. Por consequência, é responsabilidade de gestores e diretores encontrar formas…

Leia mais

Estando inserido num mercado que coloca seus colaboradores em primeiro lugar, saber motivá-los a fim de atingir maior produtividade pode ser o diferencial entre uma empresa boa e uma excelente. Isso pode ser atingido fazendo com que a experiência desses membros seja boa no ambiente de trabalho. Para isso, há dois aspectos principais que especialmente alcançam a motivação: uma empresa alinhada com os valores dos seus colaboradores e a valorização do membro. O primeiro fator citado tem grande impacto na motivação dos funcionários, por fazer com que eles se sintam parte de algo maior. Dessa forma, ao sintonizarem os seus valores e motivações pessoais com a rotina, o significado atrelado ao trabalho ganha maior profundidade. Um caminho comum para atingir tal objetivo é estabelecendo uma visão coerente com o cotidiano da empresa, que fique clara para todos. Caso contrário, essa estratégia não surtirá efeito perante os colaboradores. Assim, é importante…

Leia mais

psicologia positiva

O que é a psicologia positiva? Como isso agregaria na visão empresarial? É vantajoso aplica-la? Quais são os custos? São algumas das perguntas que você deve estar se questionando neste momento e ao decorrer do texto, vou responde-las. O bem-estar dos funcionários é algo primordial para um ambiente mais harmônico e uma rotina mais produtiva, além disto é muito provável que se uma pessoa estiver feliz com seu trabalho, sua satisfação com a vida pessoal também estará maior. Portanto, o meio profissional não é mais visto apenas como uma fonte de renda, mas também, como uma via de felicidade. Na contemporaneidade, a psicologia positiva tem ganhado cada vez mais voz, ela mostra os aspectos positivos, mudando o foco de perspectiva do ser humano, por exemplo, como e o que os fazem felizes, buscando as capacidades mais elevadas nas pessoas e assim conseguindo desenvolve-las com sucesso. Por isso, conhecer cada funcionário…

Leia mais

60/142