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Feedback Contínuo

Resumo: A prática do feedback contínuo no ambiente de trabalho auxilia no desenvolvimento profissional, motivando os colaboradores, mantendo-os engajados, promovendo a cultura da empresa e fortalecendo relações positivas. Como funciona o feedback contínuo O feedback contínuo no ambiente de trabalho é um processo dinâmico e regular de comunicação, focado no desenvolvimento profissional pois, com ele, é possível alcançar o aprimoramento das atividades, destacando as conquistas e contribuições do funcionário na empresa, motivando-os ante ao reconhecimento de seu trabalho e também promovendo uma cultura de aprendizado constante.  Assim, essa prática desempenha um papel crucial na motivação, fornecendo reconhecimento imediato, clareza em expectativas e metas, e impulsionando o desenvolvimento de competências. Além disso, cria um ambiente colaborativo que estimula o engajamento, a autonomia e o aprendizado contínuo, fortalecendo relações positivas e adaptando-se a mudanças.  Impacto do feedback contínuo O impacto do feedback contínuo é influenciado pela cultura organizacional, destacando a importância da…

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A importância do Clima Organizacional

Resumo: O clima organizacional impacta diretamente na dinâmica e na eficácia das práticas empresariais, uma vez que a percepção dos funcionários de uma organização sobre sua cultura, processos e valores, influencia em uma atmosfera saudável. De forma que, ambientes saudáveis colaboram para o desenvolvimento individual e coletivo, aumentando o engajamento e a produtividade da equipe. O que é Clima Organizacional? O clima organizacional, definido como a percepção coletiva dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho, é um indicador crucial que impacta diretamente a dinâmica e a eficácia das práticas corporativas. Em um cenário onde o bem-estar e o engajamento dos profissionais desempenham um papel central, compreender e promover um clima organizacional favorável torna-se uma estratégia imperativa para o sucesso e a sustentabilidade das empresas.  A percepção que os membros de uma organização têm sobre sua cultura, valores, processos e relacionamentos compõem o clima organizacional. Essa atmosfera, quando saudável, contribui para…

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Soft skills no ambiente de trabalho

As soft skills são características ligadas à habilidades comportamentais dos indivíduos, sendo essenciais para entender a capacidade dos profissionais de se adaptarem, estabelecendo a comunicação como base. Consequentemente, contribuindo para o desenvolvimento e sucesso das empresas e de seus colaboradores.

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Durante muito tempo, o trabalho desempenhou um papel central na vida dos indivíduos. Era visto como um determinador de sucesso e aquele que se dedicava completamente a ele era honrado. Hoje, o trabalho envolve uma reflexão sobre propósito e uma valorização do equilíbrio com a vida pessoal dos trabalhadores, que passam a valorizar flexibilidade e desenvolvimento. A importância do sentido do trabalho se torna mais notória, entretanto, poucos veem sentido em suas carreiras. Isso afeta diretamente a saúde mental desses e o desempenho das empresas, que nem sempre sabem como lidar com esse desafio.             Com a dificuldade em enxergar sentido no trabalho, tendências como quiet quitting e acting your wage afetam as empresas. Elas se referem a atitudes de total desmotivação com o trabalho que fazem com que o indivíduo fuja de suas tarefas ou faça o mínimo que puder para completa-las. Essa situação tem grave consequências para as…

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Origem  O conceito de benefícios flexíveis surgiu nos Estados Unidos na década de 1970 e, gradualmente, foi se espalhando para o mundo. Ele nasceu da necessidade que as empresas da época tinham em oferecer benefícios extras salariais que fossem adaptados às preferências e necessidades de cada colaborador. O quê são? Benefícios flexíveis são um conjunto de benefícios que uma empresa oferece para seus colaboradores. Eles são chamados “flexíveis” pois excedem aqueles requeridos por lei – décimo terceiro e férias, por exemplo – e, porque tendem a se adaptar às necessidades de cada trabalhador (a empresa pode impor um limite de escolha de benefícios e o trabalhador escolhe aquele que mais se adapta às suas necessidades.) Essa é uma medida inteligente a ser adotada pela equipe de Recursos Humanos, para reter talentos dentro da equipe e atrair os profissionais mais competentes do mercado. Quais são as vantagens dessa estratégia? Essa estratégia…

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mulheres no ambiente de trabalho

INTRODUÇÃO Contratação. Esse é um tópico que sempre traz consigo muitas dúvidas, desde como conduzir um processo seletivo, até quando é o momento ideal para expandir a quantidade de funcionários da empresa. O fato é que, em momentos de crise, esse assunto se torna ainda mais delicado, principalmente por trazer consigo inseguranças a respeito de cortes de gastos. No entanto, nos últimos anos muito tem se falado sobre as oportunidades apresentadas aos empresários pelas crises e como melhor aproveitá-las, e é exatamente isso que exploraremos ao longo deste artigo. OPORTUNIDADES PARA CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS O cenário de crise traz consigo diversos obstáculos para empresas e para a economia nacional, infelizmente muitos negócios vão à falência e tudo o que se vê nos noticiários são números que demonstram o caminho aparentemente sem volta ao qual o país está se dirigindo. Contudo, o que não se fala é que, para as empresas…

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As mulheres estão cada vez mais ocupando seu espaço no mercado de trabalho e mostrando seu potencial como líderes, especialmente na área de Recursos Humanos, a qual a figura feminina se destaca, sendo 73% dos cargos de gerência do setor ocupados por mulheres, de acordo com uma pesquisa da empresa Bureau of Labor Stati. No entanto, em um panorama geral as mulheres representam apenas 38% dos cargos de liderança, segundo uma pesquisa do Grant Thornton, portanto, por que se tratando da área de Recursos Humanos, a grande maioria dos cargos é ocupado por mulheres? Trajetória das mulheres no mercado de trabalho O início Desde os primórdios as mulheres são ensinadas a satisfazerem os desejos dos homens, seguindo as ordens que lhes são impostas. Esse cenário começou a mudar no século XIII, durante a Revolução Industrial, em que as mulheres começaram a realizar tarefas fora de casa, trabalhando dentro das fábricas.…

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Quando pensamos na dor de uma empresa, a primeira resposta é buscar resolver internamente, mas e se começarmos a pensar em chamar um terceiro para nos auxiliar e dar suporte para que a melhor decisão seja tomada? A partir dessa pergunta, iremos observar dois modelos de solução: Terceirização e Outsourcing. Assim, é extremamente relevante entender a diferença entre eles, mas também qual a finalidade do serviço que você precisa. Diante disso, tem-se que a terceirização é basicamente contratar uma empresa para que ela forneça profissionais a fim realizar tarefas que não estão no foco do contratante. Por outro lado, outsourcing é a contratação de uma organização para que ela seja responsável por desenvolver todo um setor da empresa. Benefícios da Terceirização             As vantagens da terceirização consistem em redução de custo, pois por não haver a contratação direta, muitos impostos e obrigações ficam fora de questão. Além disso, vale…

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RH Tech

Introdução: Consoante as circunstâncias atuais, é de cunho notório a importância que a tecnologia vem incorporando. Essa tem repercutido em diversas áreas, principalmente no que tange o campo dos Recursos Humanos. Em razão desse crescimento acelerado, alavancou-se o número de soluções estratégicas envolvendo softwares com o objetivo de automatizar os processos de gestão de pessoas, sendo essas denominadas HR Techs (Human Resources Technology) – a nova tendência do mercado.  A recente solução tecnológica é oriunda das startups e evoluiu para uma tendência muito maior. Atualmente vem como uma expressão que caracteriza o setor de RH que utiliza elementos técnicos digitais com a intenção de otimizar os processos da área, se tornando muito mais ágil.  Contextualização:  No Brasil, em 2010, foram instaurados os debates sobre HR Techs com maior frequência. No entanto, apenas nos anos de 2016 e 2017 que ocorreu a entrada de fato no mercado. Contudo, vale destacar que…

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SURGIMENTO DO RH A área de Recursos Humanos (RH) no mundo é um tanto recente, dado que teve sua origem no início do século 20. No período em que surgiu, o seu nome era Relações Industriais, devido ao seu surgimento ter coincidido com a terceira revolução industrial, após esse período a área de RH foi se desenvolvendo e levando para si mesma diferentes desafios das empresas para resolver e passou a direcionar importantes decisões. A esfera de gestão de pessoas que conhecemos atualmente, a qual engloba o capital humano, começou a ter visibilidade com a Teoria das Relações Humanas do americano Elton Mayo, que elaborou um conglomerado de teorias administrativas que surgiu em 1930 nos Estados Unidos. Nesse período, o país passava por um período muito conturbado, que ficou conhecido como a Grande Depressão, que foi ocasionado devido a quebra da bolsa de valores que atingiu o país com uma…

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