A Importância do Autoconhecimento para o Êxito Profissional

O autoconhecimento é a habilidade de compreender a si mesmo em todos os âmbitos da vida, tais como aptidões, capacidades, sentimentos, pensamentos e crenças. Desta forma, percebe-se que quanto mais o indivíduo toma consciência de quem ele é e, além disso, como ele reage aos fatores externos, o controle sobre determinadas situações é atingido, possibilitando melhores vivências e relacionamentos interpessoais. 

A fim de que se atinja a autognose, duas frentes podem ser consideradas como resultantes desta abertura, sendo elas o equilíbrio e o desequilíbrio. O primeiro é caracterizado pela forma com que o indivíduo consegue manter-se bem psico e fisiologicamente, com o intuito de que consiga conciliar as questões pessoais e sociais. O segundo, no entanto, também atingido a partir da busca do conhecimento, é decorrente de adversidades pessoais, os relacionamentos indiretamente associados ao setor profissional e, diretamente ligados.  

O último, de acordo com a Psicologia Social, é composto por uma relação dialética entre o eu e o outro, levando em consideração a formação de uma identidade, a qual é instituída a partir do vínculo entre ambos, ou seja, a forma com que o eu interfere na construção da identidade do outro e, como o outro interfere na constituição do eu. Com isso, no ambiente profissional, há um constante embate entre pensamentos e modos de lidar com diversas situações que, não necessariamente são compatíveis para o conjunto. Sendo assim, o autoconhecimento se mostra essencial, para o alcance do equilíbrio, permitindo que desavenças sejam superadas da melhor maneira, sem quaisquer danificações empresariais. 

Além de se ter melhores conexões na esfera profissional, cada indivíduo a partir do entendimento de si, pode buscar aprimorar suas competências, com a finalidade de contribuir exponencialmente para o trabalho no qual está inserido. Por conseguinte, a segurança na tomada de decisões e a potencialização exigem determinação e autodesenvolvimento, para que assim as metas sejam traçadas e os objetivos superados, caminhando para o sucesso. 

Por Beatriz Santangelo, graduanda em Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e coordenadora de Recursos Humanos na Consultoria RH Junior.