Responsabilidade Social: Importância e Benefícios

A responsabilidade social é definida como “a obrigação do empresário de adotar políticas, tomar decisões e acompanhar linhas de ação desejáveis segundo os objetivos e valores da sociedade”. Ou seja, uma empresa social (ou empresa cidadã) entende que suas responsabilidades se estendem para além da organização e compartilham suas experiências e conhecimentos com a comunidade onde está inserida.

O exercício da partilha é uma via de mão dupla que permite com que a empresa seja interessante para o estabelecimento de relações por stakeholders, pois proporciona a retenção de funcionários, a inovação e o retorno ao gerar a inserção social da comunidade. A organização, ao capacitar seus funcionários para transmitir conhecimentos, também gabarita a população – que se torna mais empreendedora e colabora para o desenvolvimento do cenário como um todo.

Alguns exemplos de empresas sociais podem ser encontrados no Banco Bradesco, que capacita seus funcionários para educarem financeiramente clientes e populações carentes, e na Natura que, por meio de programas como a Rede de Apoio à Educação e a Conviva Educação, oferece estratégias de formação, informação e ferramentas para a melhoria da gestão do sistema de educação pública brasileira.

A capacitação dos colaboradores pode ser feita por meio de uma Estruturação de Treinamentos em forma de palestras, cursos e workshops oferecidos pela própria empresa, sempre tendo em vista que o discurso e a prática devem ser uniformes e estarem em harmonia com os interesses da comunidade.

A motivação e o pertencimento dos funcionários são intimamente ligados ao sentimento de ser capaz de transmitir seus aprendizados para os outros. Ao dar condições para que o ambiente empresarial seja um espaço de compartilhamento e desenvolvimento, o colaborador entende que o trabalho é uma parte da vida – dando outras significações ao seu objetivo dentro da corporação e estendendo a cultura interna para além do espaço em que exerce suas funções.

 

Por Giulia Masini, graduanda em Psicologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie e Trainee na Consultoria RH Junior.