O impacto da Descrição de Cargos e Funções nos Colaboradores

A Descrição de Cargos e Funções é uma ferramenta que elenca cada uma das atividades que o cargo realiza dentro da empresa, além de mapear as competências técnicas e comportamentais necessárias para a função. Diferente do que muitas empresas acreditam, a descrição de cargos e funções não é nítida e óbvia dentro do dia-a-dia empresarial, principalmente em micro e pequenas empresas. Dessa forma, as empresas necessitam de um direcionamento e organização das descrições de cargos que competem na organização para que essa não entre em colapso.

 

Para pequenas empresas, a descrição acaba sendo deixada em segundo plano por não possuir ainda um departamento de recursos humanos bem estruturado, porém, essas são as que mais precisam dessa ferramenta. Isso porque uma empresa pequena, principalmente as que estão em processo de iniciação no mercado, precisam do seu time engajado, esclarecido sobre suas rotinas e buscando um objetivo em comum. Para que isso ocorra, todos os funcionários devem ter claro as atividades e objetivos de cada cargo que se relacione com o seu, assim, terão uma visão mais nítida do seu impacto na empresa e da importância do seu trabalho, o que os estimula na realização de suas tarefas e assim alavanca o resultado da empresa. Além disso, pressupondo que a empresa obtenha um plano de carreira, implementar a descrição fará com que a perspectiva de crescimento dos colaboradores seja enfatizada, visto que esses sentirão maior capacitação para realizar as atividades.

 

Ademais, ter uma descrição de cargos e funções clara e objetiva não significa que ela deva ser engessada. Na verdade, quanto mais ela se adaptar à realidade da empresa, tendo uma determinada flexibilidade, melhor será seu desenvolvimento. A empresa Suzano Papel e Celulose, apesar de ser de porte grande, é um ótimo exemplo de sucesso a respeito dessa ferramenta, já que todos seus colaboradores, incluindo os que ainda estão em fase de estágio, sabem o que fazer no seu dia-a-dia sem sobrepor seus colegas de trabalho, já que isso é passado detalhadamente no momento da contratação ou promoção pela área de Recursos Humanos. O fato dos estagiários, principalmente, obterem de forma clara suas atividades faz com que estes vejam impacto na empresa, esse foi um dos fatores que influenciou na premiação da Suzano como melhor empresa do mundo para se começar uma carreira. Isso porque desde cedo os colaboradores sentem seu valor dentro da organização.

 

Desse modo, para que empresas grandes e pequenas adquiram maior reconhecimento e valor no mercado e consigam manter seu nível de competitividade, é imprescindível que haja uma Descrição de Cargos e Funções de maneira clara e compatível com a realidade da empresa.

 

Por Anna Magalhães, graduanda em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas e Consultora na Consultoria RH Junior.