Estratégias para Reconhecimento de Funcionários: Propulsão para o Crescimento de uma Empresa

Algumas empresas possuem um ambiente de trabalho tão agradável e conseguem motivar tanto seus funcionários que o trabalho parece algo feito por diversão. É o caso da Google, Cisco e Apple, algumas multinacionais muito poderosas que adotam um sistema funcional de reconhecimento, oferecendo desde transporte para seus funcionários até ciclismo, acupuntura e nutricionistas.

Esse é um recurso utilizado por muitas empresas, personalizado para o perfil de funcionário, para evitar a desmotivação, alto turnover e aumentar a produtividade. O consultor em Marketing e Comunicação, Eloi Zanetti, ressalta a importância de sempre comemorar as conquistas individuais ou de um grupo dentro da empresa.

Na gestão de pessoas, existem ferramentas que visam proporcionar esse reconhecimento. A Remuneração Variável, por exemplo, que complementa o salário fixo do colaborador que obtiver um bom indicador de performance e atinja metas, individualmente ou em grupo. Outra ferramenta é o Plano de Salários e Benefícios, de acordo com a aptidão dos funcionários e adequado ao segmento e possibilidade de pagamento da empresa. A ascensão de cargo também pode funcionar como fator de reconhecimento, uma vez que valoriza os esforços e o desempenho do colaborador. Para tal, utiliza-se o Plano de Carreiras.

Uma pesquisa realizada pela OfficeTeam, especializada em recrutamento, revelou que mesmo 89% dos gestores acreditando que reconhecem bem seus funcionários,  3 em cada 10 dos colaboradores discordam dessa afirmação. Ou seja, mesmo algumas empresas tendo um sistema de reconhecimento, a maioria não é eficaz. Segundo as pesquisas da consultoria Deloitte, 79% das empresas não recomendaria seu sistema de reconhecimento e 91% utilizam o modelo tradicional (revisão de salários uma vez ao ano). Isso prova que deve-se inovar na maneira de valorizar o funcionário e a melhor maneira, segundo a Deloitte, é sempre atualizar o programa para mantê-lo variado e personalizado. Cada empresa deve ter suas próprias opções de reconhecimento, prezando pela personalização para melhor alinhamento dos funcionários com a empresa, por exemplo, uma consultoria europeia dá aos novos contratados a chance de escolher entre uma semana a mais de férias ou um salário maior.

Observa-se que grandes empresas valorizam sistemas de reconhecimento de funcionários, principalmente os personalizados, uma vez que os colaboradores são a sua base e que seu bem-estar é diretamente proporcional à produtividade da empresa. Portanto, a implementação de ferramentas de reconhecimento ou a criação de um sistema de recompensas são medidas de grande importância e que deveriam ser consideradas por todas as empresas que visam o sucesso no mercado.

 

Por Laura Sobisch, graduanda em Psicologia no Mackenzie e Coordenadora de Marketing na Consultoria RH Junior.