Dentro de um leque de oportunidades na administração, como descobrir o que você ama?

Administração: um curso amplo, com diversas diretrizes, opções, opiniões, diversos mundos em poucos metros quadrados e várias horas de aula semanais. Marketing, Sustentabilidade, Finanças, Recursos Humanos, Tecnologia, Estratégia… Como um jovem de aproximadamente 20 anos conseguirá definir o que ele acredita ser o caminho de sua vida? Como trilhar sem erros? Como descobrir o que você ama?

Em meio a tantos questionamentos e opções, a RH Junior Consultoria, juntamente com o Centro de Carreiras FGV observou a demanda de um espaço para os alunos conseguirem mergulhar em experiências de diversos setores. Assim, projetamos e colocamos em prática o evento Semana de Carreiras – Descubra o que você ama.  Dessa forma, nessa segunda edição do evento em 2016, selecionamos os principais temas procurados pelos alunos de Administração na FGV EAESP segundo o Centro de Carreiras FGV: Finanças, Tecnologia, Marketing e Consultoria.

” É legal participar de evento que gostaria que existisse em minha época de estudante, onde dúvidas e mitos podem ser esclarecidos por pessoas que viveram experiências reais em diferentes setores e subáreas setoriais. O quanto antes o aluno tomar ciência do mundo de negócios, melhor: ele e os futuros empregadores têm vantagem nisso. Informação é um bem valioso, e os estudantes podem se valer dessa iniciativa da RH Junior Consultoria.“ – Dewis Rubira de Assis, sócio diretor da Verus Gestão de Patrimônio e convidado do dia de Finanças.

A cada dia do evento, o salão lotava tanto de alunos com os olhos brilhando para escutar sobre a carreira que haviam escolhido, quanto de alunos que realmente não sabiam seu caminho profissional, mas estavam dispostos a ouvir e descobrir. Uma minoria, ainda, já se encontrava no mercado de trabalho e se interessou em saber sobre as perspectivas de futuro no setor.

Do outro lado, no palco, a cada dia na mesa redonda três profissionais ex-gevenianos renomados no mercado contavam suas experiências profissionais e como haviam escolhido a profissão que exercem hoje. Para tal, cada dia de evento contava com o suporte de um mediador, membro da RH Junior Consultoria, que explorou cada detalhe desses profissionais para extrair o que havia de mais rico em suas experiências e ajudar os alunos a entenderem como é a vivência naquele no setor. A tais mediadores, Paula Nicchio, Beatriz Branco, Mariana Neris e Victor Comper, todo o mérito.

“A preparação cuidadosa da RH Junior desenvolvendo o roteiro foi essencial para garantir foco e que os assuntos abordados realmente contribuíssem efetivamente para o processo decisório dos alunos.” – Christina Larroude de Paula Leite Costa, Gerente Senior de Marketing na Camil e convidada do dia de Marketing

Ao longo dos dias, experiências e temas fora da caixa foram trazidas: convidados contaram como migraram de bancos para empresas como Google, como encaixaram hobbies no âmbito profissional, como funciona o processo seletivo das empresas do setor, a cultura organizacional de diferentes empresas, o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, as relações interpessoais em cada organização, entre muitos outros temas.

Perante as conversas nos corredores, os feedbacks dos membros da RH Junior e as pesquisas de satisfação, um fato brilhou os olhos da RH Junior Consultoria: desenvolvemos pessoas ao ponto que o evento alcançou seu objetivo de impactar positivamente os alunos, nos quais conseguiram visualizar como é o setor fora da sala de aula, ou seja, fora da teoria.

Assim, saber que pudemos impactar por meio do evento a trajetória de futuros grandes profissionais que estavam apenas sentados assistindo um bate papo sobre o que pode ser semelhante ao seu futuro é extremamente gratificante, visto que um de nossos objetivos é impactar positivamente na sociedade. Para tal objetivo, nada melhor do que ajudar a trilhar a carreira dos administradores da melhor faculdade de administração da América Latina, a Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP).

data-cke-saved-src=/ckfinder/userfiles/images/12895387_1244142748947257_342540278_n.jpg
 

Agradecimento especial aos convidados: Ana Moura, Brenno Raiko, Christina de Paula Leite, Deiwes Rubira, Fernando Raso, João Pastore, Juarez Campos, Luan Gabellini, Luis Oliveira, Marcelo Martins, Natalia Cabrini e Raffaella Bignardi.

Agradecimento especial à equipe do Centro de Carreiras FGV, principalmente à Cecilia Noronha e ao professor Renato.

Agradecimento especial à equipe institucional: Beatriz Branco, Diana Serafim, Giovanna Ferrari e Julia Machado.

Por Lara Lopez, graduanda em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas e diretora institucional na RH Junior Consultoria