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Evolução do Recursos Humanos

O setor de Recursos Humanos tem evoluído muito de acordo com o avanço do tempo: desde a primeira relação de trabalho até os dias de hoje, este segmento mostrou-se cada vez mais importante. O RH da empresa, além de colaborar para um crescimento constante, o bem-estar dos colaboradores e um bom relacionamento entre os membros, impacta diretamente as organizações e seu desempenho gerador de resultados. A partir disso, é necessário entender um pouco mais sobre a evolução do trabalho por sí só e como a área de Recursos Humanos se tornou fundamental para um bom resultado e uma boa relação entre empregador e empregado. Como começou?             Por volta de 1760, início da conhecida Revolução Industrial, o trabalhador era a principal ferramenta para o funcionamento das fabricas. Por mais que empregado fosse esta peça chave, o mesmo era muito desfavorecido e tratado como uma máquina, uma vez que não possuía…

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alta performance

O que é? A cultura de alta performance, também conhecida como cultura de alto desempenho, é um conceito que foi recentemente adotado pelo mundo organizacional. Ele define o conjunto de comportamentos e valores compartilhados entre os membros de uma empresa que possuem como objetivo em comum o alto desempenho e a conquista de resultados excelentes. Diversas empresas multinacionais já adotaram essa cultura organizacional, tais como Google, Amazon e Disney. A instituição renomada de serviços profissionais EY (Ernst & Young) publicou uma pesquisa denominada “Partnering for performance -Part 2: the CFO and HR”, que mostra o efeito financeiro positivo dessa implementação nas corporações. Além disso, ressaltou a melhora significativa em elementos essenciais em uma organização, como inovação, engajamento e, ainda, garante maior maturidade em suas estruturações organizacionais e modelos operacionais. Implementação A implementação dessa cultura se baseia na análise da corporação como um todo para entender qual o melhor método estratégico…

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Job Rotation

Em um mercado cada vez mais competitivo, todas as estratégias que beneficiam a organização são bem-vindas. Entende-se que tudo parte dos colaboradores, uma vez que são eles que fazem tudo acontecer. Portanto, tornou-se uma demanda do Século XXI garantir o melhor aproveitamento possível dos profissionais da empresa. É nesse contexto, dos estudos organizacionais, que surge o Job Rotation, ou em tradução livre, Rotação de Trabalho.  O que é Job Rotation? Job Rotation é uma prática na qual o colaborador conhece todas as áreas da empresa ao desempenhar cargos em todos os seus setores. O funcionário participa de um rodízio e passa por vários cargos das diferentes áreas da empresa com o intuito de conhecer as diversas funções existentes na companhia por um determinado período. O método também é uma forma de treinamento, visto que prepara os profissionais para todos os tipos de desafio que eles podem vir a enfrentar.  Atualmente,…

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Pessoas em um bom ambiente de trabalho

Pessoas trabalhando em um bom ambiente de trabalho

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GPTW (Great Place to Work)

Alta produtividade, inovação, liderança e planejamento: o que uma organização precisa apresentar para ser reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar? Atualmente, um bom ambiente de trabalho é essencial para o envolvimento do colaborador no negócio, influenciando diretamente seu crescimento pessoal, o que gera um funcionário mais capacitado e em consequência um cliente mais satisfeito. Nesse sentido, a consultoria global Great Place To Work (GPTW) ranqueia as melhores organizações em âmbito nacional, regional, setorial e temático por meio de um processo que é realizado mais de quarenta vezes ao ano. O que é a GPTW? A Great Place To Work – em tradução livre, ótimo lugar para trabalhar – surgiu na década de 80 quando o jornalista Robert Levering foi convidado a escrever um livro sobre as melhores empresas para se trabalhar nos Estados Unidos da América. Entretanto, sua resposta no primeiro momento foi “Não”. Segundo Robert, seria…

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Grupo de membros no escritório dialogando.

Em um primeiro momento, o objetivo das empresas era basicamente agradar o cliente e gerar lucros para a organização. Atualmente, o mercado vem se modificando com o intuito de otimizar a gestão do capital humano e proporcionar uma experiência completa para o colaborador. Dentro dos novos conceitos de relacionamento com o cliente, gestão de pessoas e alinhamento com a cultura organizacional , o conceito de experiência do cliente vem ganhando espaço. Com isso, a ideia de Employee Experience – em uma tradução livre, experiência do colaborador – surgiu como uma das principais tendências do mercado de Recursos Humanos. Por que a experiência do colaborador é tão importante para a empresa? Os colaboradores, hoje, buscam uma boa vivência dentro do ambiente de trabalho. Ao procurar uma empresa, o profissional busca muito mais do que apenas salário, conjunto de benefícios, um escritório cheio de atrativos e uma política flexível. Por isso, a experiência do colaborador se…

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Liderança feminina nas organizações

Como as mulheres ainda são vistas? Em quais papéis foram colocadas? Onde elas estão nas organizações? Como elas foram representadas ao longo da história? As mulheres batalham dia após dia pela equidade de gêneros, principalmente dentro das empresas. A sociedade em que crescemos, só reforça como vemos o sexo feminino. Essa visão está sendo desconstruída com o passar dos anos, o que é fundamental para mudar a realidade. Em grandes empresas, é importante que os exemplos comecem de cima, com o reconhecimento dessas mulheres, afinal, a contratação deve ser pelo potencial, visto que as diferenças se darão pelo tipo de trabalho e não pela diferença de gênero. Desse modo, já existem algumas empresas que apresentam liderança feminina e que consequentemente apresentam em seu quadro de funcionários uma alta representatividade dessa. Entre elas: a Microsoft, a qual possui 46% de mulheres na alta liderança e SC Johnson que apresenta 80%. Apesar desse quadro…

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Mãos estendidas sobre a mesa

Já é consenso que o investimento em diversidade proporciona resultados concretos nas corporações. Ele promove uma grande geração de valor, capaz de alavancar a performance da empresa, através de um ambiente livre de discriminação, cultivando a pluralidade e a inovação. Contudo, a crise global decorrente do coronavírus revelou uma grande fragilidade social quando se trata da inclusão no mundo corporativo. E os grupos mais afetados com a crise estão sendo as minorias.   À vista deste cenário, a consolidação de práticas de inclusão mostra-se necessária, pois estão frágeis mesmo em tempos normais. Apesar dessa realidade, diversas empresas servem de exemplo na adoção de práticas diferenciadas capazes de incorporar a diversidade na sua cultura e no dia a dia. Pensando nisto, selecionamos 3 cases de sucesso que são inspirações para qualquer empresa que precisa alavancar esse pilar no seu negócio. São inúmeros os benefícios decorrentes dessas ações, tanto para seus colaboradores…

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Jovens utilizando o computador

Empresa Júnior (EJ), segundo a Brasil Junior, é aquela formada por estudantes que estão em algum curso de Ensino Superior e que juntos organizam-se em uma associação civil. Ela tem por objetivo realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento do país e de formar profissionais capacitados e comprometidos com esse propósito. É sabido que muitas vezes o termo “júnior” leva a grandes indecisões por parte do mercado. Seja em comprar, ou até mesmo conhecer mais sobre esse tipo de empresa que vem crescendo no Brasil. E é exatamente por isso que nós, da RH Júnior, elencamos 4 motivos – que vão além do esperado – para se dizer sim a uma EJ. Movidos pelo aprendizado Por sermos uma Empresa Júnior, apresentamos preços abaixo do mercado. Afinal somos uma organização sem fins lucrativos, ou seja, nossos consultores, coordenadores e diretores não ganham por trabalharem. Todo o dinheiro, portanto, é…

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quebra-cabeça que exige alta performance

Aumentar a produtividade, potencializar resultados e alavancar a atuação da empresa: tudo depende da solidez e administração da base que compõe as organizações, o capital humano. Montar um bom time e selecionar os componentes de uma equipe de sucesso é o primeiro passo para alcançar qualquer e toda meta. Nesse sentido, podemos pensar em 3 passos para formar um time de alta performance que torne sólida a gestão de pessoas e alavanque resultados da sua empresa. Cultura Organizacional Para selecionar as pessoas certas a fim de formar a equipe ideal e que apresente uma alta performance , é necessário estabelecer claramente a cultura organizacional da empresa. Chegar com missão, valores e propósito bem definidos. Com isso, terá uma visão completa sobre quem cabe ou não na cultura da sua organização. Montar um time que se identifique com a cultura é essencial, ou seja, o talento e as skills individuais não…

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