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Ilustrar a estruturação de um bom processo seletivo, a porta de entrada das empresas.

A fim de  potencializar a força humana das empresas, é necessária a contratação de grandes talentos e, assim, a estruturação de um bom processo seletivo, a porta de entrada dos colaboradores. “Mais do que buscar resultados, tenha uma cultura voltada para as pessoas. Elas, para mim, são o ativo mais importante de uma empresa.” Abílio Diniz – co-fundador do Grupo Pão de Açúcar -, com essa frase, reitera a importância da qualificação dos colaboradores dentro de uma organização. São eles que têm o potencial de fazer a empresa da qual participam prosperar e se destacar diante do atual mercado, que é extremamente competitivo. Entretanto, a ferramenta do processo seletivo não se resume apenas ao processo de contratar pessoas, mas também ao de promover a imagem da empresa que a aplica. Durante as etapas de um processo seletivo (PS), os responsáveis por aplicá-lo representam a sua empresa e, dessa forma, refletem…

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O conceito de governança corporativa ganhou uma discussão formal de destaque no Brasil e no mundo, nos últimos anos. Desde 1970, as transformações no dinamismo dos mercados implicaram uma mudança na gestão empresarial, que, cada vez mais, precisava adequar suas estruturas de controle, eficiência e transparência. Em meados de 1990, devido a escândalos de abuso de poder nos EUA, surgiu o conceito de corporate governance, que revolucionou a forma de governar das companhias. Segundo o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), “governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e de controle, e demais partes interessadas.” Na prática, a boa governança visa dar maior transparência às relações interna e externa das corporações, garantindo a compreensão e o comprometimento de todas as partes interessadas. Dessa forma, a entidade que segue…

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Em uma empresa, é de extrema relevância que todos os colaboradores procurem se desenvolver para exercerem suas atividades sempre com excelência e, ainda, que sejam estimulados a isso. Entretanto, na realidade, o processo de crescimento pode ser dificultado, em função de fatores a exemplo do desconhecimento de competências, que devem ser aprimoradas, e da ineficiência dos métodos de desenvolvimento. Segundo o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), investir em pessoas é garantia de retorno e sucesso nas empresas, já que profissionais capacitados e motivados estarão sempre abertos para novos desafios e preocupados com o seu aperfeiçoamento contínuo. Por isso, é imprescindível que a gestão de pessoas esteja atenta à evolução e às dificuldades dos membros da organização, bem como preparada para auxiliá-los no crescimento pessoal e profissional. O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é uma ferramenta que visa potencializar as capacidades dos colaboradores, levando em consideração as demandas atuais desses últimos;…

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A remuneração variável é uma forma de complementar a remuneração fixa por meio de recompensas ligadas, principalmente, com o desempenho profissional individual de cada colaborador, mas podendo também levar em conta o desempenho da empresa como um todo. Ela é aplicável em situações em que haja indicadores de desempenho, podendo abranger diferentes cargos em diferentes partes do organograma da empresa, com regras previamente estabelecidas para determinado período. De acordo com o livro Administração da Remuneração, de Jean Pierre Marras, as maiores vantagens de se aplicar uma remuneração por resultados estão no incentivo à busca de qualidade máxima do serviço, na melhora da produtividade, na redução de custos e despesas, no reforço aos valores e cultura da empresa, assim como no incentivo à participação individual e coletiva nos projetos da organização. Ainda sobre as vantagens do sistema de remuneração, Renato Feder, empresário, graduado em Administração de Empresas pela FGV, mestre em…

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Um dos grandes causadores do sucesso das empresas, tanto no âmbito financeiro como no âmbito da geração de valor aos seus clientes, deve-se a seu capital humano, isto é, as competências, habilidades e atitudes que sua equipe de colaboradores possui para executar suas atividades. Por isso, segundo o artigo “No Career Path, No Retention”, da revista Forbes, as empresas de maior sucesso no mercado concentram muito esforço em atração e seleção dos perfis mais adequados à sua realidade, missão, visão e valores. Entretanto, grande parte delas deixa passar uma etapa tão importante quanto a seleção dos melhores profissionais: A retenção desses profissionais na empresa. Segundo o mesmo artigo, para reter o colaborador, toda empresa deve, entre outras medidas, oferecer uma estrutura organizacional que suporte uma facilidade de movimentos internos dentro da empresa, já que atualmente os colaboradores não se motivam apenas por meio de salários e bonificações elevados, mas sim…

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De acordo com o Instituto Great Places to Work, que lista anualmente as melhores empresas para se trabalhar, o ponto de vista daqueles que vivenciam o dia-a-dia da organização é determinante para que essa avaliação seja feita. Uma característica em comum entre as empresas listadas é a capacidade de ouvir o que os colaboradores têm a falar. Além disso, sabe-se que, muito além de um bom salário, o trabalhador busca um ambiente onde as relações sejam saudáveis, no qual ele seja reconhecido e possa se desenvolver. Entender a percepção das pessoas em relação ao seu local de trabalho e ambiente em que está inserido diariamente pode ter grande impacto na produtividade de uma organização e é nesse contexto que a Pesquisa de Clima Organizacional possui grande valor.   A Pesquisa de Clima Organizacional (PCO) é uma ferramenta de gestão de pessoas que possibilita o entendimento do ambiente interno de uma…

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Com o aprofundamento internacional da integração econômica, política, social e cultural, desde meados da década de 80, as diferentes realidades das empresas em todo o mundo sofreram transformações com o aumento incessante da concorrência, fazendo com que, a força denominada Concorrentes por Michael Porter, em seu modelo das 5 forças para analisar o ambiente externo das empresas, pressionasse  a rentabilidade de cada setor da economia mundial. Com isso, a diferenciação em relação ao mercado se tornou cada vez mais importante para a conquista da fidelidade do cliente e, por isso, as empresas vêm buscando meios de gerar vantagens competitivas temporárias ou, nas melhores hipóteses, duradouras, as quais são denominadas “sustentáveis”. Segundo Jay B. Barney e William S. Hesterly, em seu livro “Administração Estratégica e Vantagem Competitiva”, é possível gerar vantagem competitiva seguindo um modelo de desempenho voltado para os recursos, competências e atividades controlados por uma empresa: o modelo VBR.…

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Desde sempre, as empresas tentam criar meios de maximizar sua produtividade através dos funcionários. Com o passar do tempo, são notáveis as mudanças nas estratégias das organizações em relação à condição que é dada aos funcionários no âmbito empresarial. Hoje, as estratégias com enfoque na recompensa atrelada, diretamente, com o desempenho do funcionário, vêm sendo substituídas por uma estratégia que promove o bem-estar e a felicidade do empregado a fim de fortalecer um fator que é visto como uma alavanca do desempenho dos funcionários: a motivação. Entendida como uma força intrínseca que orienta o comportamento das pessoas, na qual os esforços se concentram em atingir um único objetivo, a motivação pode estar atrelada a diversos fatores nos resultados de uma organização. Normalmente, quando o contexto dos interesses da empresa condiz com os interesses do funcionário, significa que as exigências de ambos os lados são favoráveis a haver motivação por parte do empregado. Ou…

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A competitividade no mercado de trabalho está cada vez mais acirrada nos tempos atuais. Empresas em geral, principalmente as pequenas e médias, estão em busca de alternativas para ganhar forças e superar os limites da concorrência. Um meio muito procurado atualmente são as parcerias, realizadas inclusive pelas empresas juniores de todo o Brasil. As parcerias, segundo André Nunes Pestana, jornalista do blog Infonet e professor da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe, surgiram após o modelo do capitalismo dos anos 80 ser superado. Antes, era algo centrado na maximização dos resultados, com foco apenas no lucro excessivo e sem grandes preocupações com as reais necessidades dos clientes. Com a estabilização da economia, o consumidor passa a ser mais presente e a cobrar com mais força de forma que as parcerias passaram a existir com mais propriedade. Sendo elas uma troca de favores entre duas empresas, as parcerias visam os…

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Viver em sociedade é sinônimo de possuir diversas possibilidades e formas de se constituir como um ser. O indivíduo social é influenciado por todo o contexto que o permeia, como a sua classe social ou o período histórico, e pelas atividades e relações com as quais se envolve. Sendo assim, o trabalho é um dos aspectos que gera grande impacto na formação pessoal, principalmente quando se trata de jovens, uma vez que estes ainda estão passando por um momento de experimentação e de autodescoberta. Na realidade de alguns universitários existe a oportunidade de se conhecer e crescer em uma empresa na qual haverá a possibilidade de exercer diferentes papéis em diferentes áreas, como é o caso das empresas juniores. Ao entrar em uma empresa júnior, o estudante se depara com um ambiente totalmente gerido por pessoas da sua idade, o que abre um leque de alternativas de atuação que envolve…

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