A Escolha da Equipe Certa como Fator Estratégico

O processo seletivo é a peça-chave para o bom funcionamento de qualquer organização. A forma de atração e seleção de novos colaboradores de uma empresa impacta diretamente no seu ambiente de trabalho, entrega de resultados e posicionamento da marca. Um processo seletivo bem estruturado é aquele que identifica compatibilidade entre os objetivos e valores dos candidatos e aqueles da empresa. Ainda,  as competências a serem analisadas já estão pré-delimitadas e se busca candidatos que demonstram motivação e engajamento no desempenho de suas funções.

A partir de um processo seletivo bem estruturado podemos analisar várias vantagens para a organização. Primeiramente, a seleção de pessoas capacitadas e engajadas com os propósitos da empresa resulta em um ambiente de trabalho mais produtivo e incentivador. Por consequência, os resultados entregues pelos colaboradores são melhores, assim como o posicionamento da empresa no mercado. Somando todos estes fatores, mais pessoas têm interesse em trabalhar na organização. Assim, podemos afirmar que o processo seletivo é a primeira e uma das mais importantes etapas para o sucesso de qualquer empresa.

O principal impacto de um processo seletivo bem estruturado é poder contar com um time de pessoas mais aptas. Partindo do pressuposto que os novos colaboradores foram devidamente selecionados e, por isso, são pessoas engajadas e compatíveis com o perfil da organização, podemos então notar o impacto no clima organizacional da empresa. Os funcionários são um fator estratégico para qualquer tipo de organização. Assim, na medida que mais pessoas enxergam um propósito em suas funções, o trabalho em grupo se torna além de mais produtivo, mais motivador.

Por sua vez, os resultados da empresa também são afetados. A partir de um grupo melhor formado e de um clima mais produtivo, os objetivos da organização são mais facilmente alcançados. Um time de pessoas capacitadas e motivadas reflete diretamente no trabalho que é realizado. E, justamente por estarem motivadas com suas funções, os resultados entregues serão os melhores possíveis. Assim, o impacto de um processo seletivo não somente afeta o clima da empresa, mas também a sua situação financeira.

Outro benefício por selecionar as pessoas certas é o melhor posicionamento da empresa no mercado. Apresentando melhores resultados, a organização se destaca mais no mercado, atraindo mais clientes e prosperando financeiramente. Ademais, podemos abordar o impacto na atração de novos colaboradores e redução de gastos com o turnover dos funcionários devido a maior credibilidade da empresa. Visto que a organização está melhor posicionada no mercado e seus funcionários estão cada vez mais satisfeitos, mais profissionais terão interesse em fazer parte de tal empresa e terá diminuição da rotatividade.

Dessa forma, o maior impacto que um processo seletivo, quando bem estruturado, leva a uma empresa é montar um time de pessoas certas. Tendo as pessoas certas nas funções certas, os objetivos de qualquer empresa são atingidos. É notória a entrega de melhores resultados,  redução de gastos com novas contratações e impactos financeiros.

Por Sabrina Vida, graduanda em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas e Consultora Plena da Consultoria RH Junior.